Lula amplia apoio enquanto oposição bolsonarista encolhe na Câmara

O Poder 360 diz que o presidente, que começou seu governo com uma base de 260 deputados, já conta com o apoio de 320. Por outro lado, vê-se uma oposição encolhendo

(Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já foi chamado de animal político pelo seu poder de reação diante das adversidades. Ao olhar para a articulação política, Lula tem dado razão para essa adjetivação no terceiro mandato.

O Poder 360 diz que o presidente, que começou seu governo com uma base de 260 deputados, já conta com o apoio de 320. Por outro lado, vê-se uma oposição encolhendo.

Com uma base desse tamanho, é improvável que os bolsonaristas mais radicais consigam prosseguir com patético pedido de impeachment.

Leia mais: Lula agrada líderes da Câmara e diz que diálogos serão mais frequentes 

A bolsonarista Carla Zambelli (PL-SP) conseguiu 139 assinaturas, das quais 55 são do PL. Outros 22% vieram de PP e União Brasil, que têm ministérios no governo. Ou seja, um limite máximo de força para os necessários 342 votos para o impeachment.

Nessa lista, o Novo, que tem 3 deputados, e o PRD, com 4, foram os únicos coesos nas assinaturas.

Um detalhe: no PL, do inelegível Bolsonaro, 19 deputados não assinaram o pedido. Nem mesmo o líder da sigla na Câmara, Altineu Côrtes (RJ), deu sua assinatura.

Se eles apostavam numa crise institucional, Lula mostrou que anda em harmonia com o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL).

Na quinta-feira (22) da semana passada, os dois se reuniram com líderes da base e presidentes de partidos num evento informal no Palácio da Alvorada, residência presidencial.

A imagem do encontro (foto) não deixa dúvida da unidade do grupo. Daqui para frente, Lula prometeu reuniões mais frequentes para azeitar a relação. Enfim, o animal político em ação.

Autor