Lula e diretora do FMI debatem sobre a redução da pobreza no mundo

Participaram do encontro a presidenta do Banco do Brics, Dilma Rousseff, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad

(Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta segunda-feira (4), no Palácio do Planalto, a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva. Os dois debateram sobre a necessidade do combate à fome no planeta.

Participaram do encontro a presidenta do Banco do Brics, Dilma Rousseff, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

“Boa conversa com a diretora-geral do FMI sobre desenvolvimento com inclusão social e a retomada da redução da pobreza no mundo. Também falamos da necessária reforma do FMI, para termos um Fundo Monetário Internacional mais representativo do mundo atual e capaz de ajudar os países que precisam recorrer ao FMI em melhores condições”, escreveu o presidente na sua conta no X, antigo Twitter.

Leia mais: Na economia, BRICS golearam o G7 em 2023

O ministro Haddad disse que o “desenvolvimento sustentável com justiça social implica numa reorganização das relações entre países que precisam recorrer ao FMI e em como o Fundo pode ser um catalisador de oportunidades para diversos países em desenvolvimento.”

Depois, Lula recebeu o presidente do Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura, Jin Liqun.

“O Brasil faz parte deste importante banco que investe em projetos de desenvolvimento também fora da Ásia. Conversamos sobre o Novo PAC e a possibilidade de ampliação dos investimentos e contribuições do AIIB no desenvolvimento econômico, social e sustentável no nosso país”, afirma Lula.

Autor