Ministra Sonia Guajajara se encontra com o Papa Francisco

Em agenda na Europa, ministra participa de encontro no Vaticano sobre “Conhecimento dos povos indígenas e as ciências” e tratou na França sobre a vinda de Macron ao Brasil

Foto: Vatican News

Nesta quinta-feira (14), a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, esteve junto ao Papa Francisco, no Vaticano. Por lá ocorre até sexta (15) o seminário “Conhecimento dos povos indígenas e as ciências: Combinando conhecimento e ciência sobre vulnerabilidades e soluções para a resiliência”.

De acordo com o Vatican News, o sumo pontífice recebeu os participantes do evento e declarou que o encontro serve para “reconhecer o grande valor da sabedoria dos povos nativos e favorecer o desenvolvimento humano integral e sustentável”. Além disso, se colocou como aliado dos participantes: “A Igreja está com vocês, aliada aos povos indígenas e seus conhecimentos, e aliada à ciência para fazer com que a fraternidade e a amizade social cresçam no mundo.”

Leia também: Governo anuncia hospital para atendimento dos povos indígenas em Roraima

Nas suas redes sociais, Guajajara agradeceu o Papa pelo convite e disse que levou, em sua fala para os presentes, “a necessidade urgente de uma mudança radical no que se enxerga como desenvolvimento em detrimento das nossas riquezas naturais.”

E completou: “Os conhecimentos e os modos de vida indígena são centrais para a solução de problemas que afetam o Planeta e a crise climática. Não é por coincidência que 80% da biodiversidade protegida no mundo está em territórios indígenas. É porque sabemos como fazer esta proteção.”

No sábado a ministra segue para Roma, onde se encontra com o diretor do Museu das Civilizações de Roma, Andrea Villani, e realiza visita ao acervo de objetos indígenas do Brasil. Em seguida participa de conversa com a comunidade brasileira na embaixada nacional.

França

Desde terça (12) em viagem oficial, a ministra passou por Paris, França, onde se encontrou com a Diretora-Geral da UNESCO, Audrey Azoulay, e a Secretária de Estado para Desenvolvimento e Parcerias Internacionais do país, Chrysoula Zacharopoulou.

Com ela foram acertados os ponteiros para a vinda do presidente da França, Emmanuel Macron, ao Brasil, marcada para os dias 26 a 28 de março. Ele iniciará suas agendas em Belém, Pará, cidade que sediará a COP 30, em 2025. Desde 2013, com François Hollande sob o governo Dilma Rousseff, um chefe de Estado francês não desembarca no Brasil.