Filmes sobre Adoniran e Luiz Melodia reforçam “parceria” cinema e MPB

Outro filme ainda sem previsão de estreia que completa cinebiografias e documentários sobres músicos é “Homem com H”, sobre a vida de Ney Matogrosso

Fotomontagem: Reprodução

Nesta quinta-feira (21) chega aos cinemas o filme Saudosa Maloca, de Pedro Serrano, comédia musical baseada nas obras Adoniran Barbosa. Na história, o ator e vocalista dos Titãs, Paulo Miklos (O Invasor e Estômago), interpreta o sambista, enquanto Gero Camilo é Mato Grosso e Gustavo Machado representa Joca, os imortais companheiros que ajudaram na construção da “maloca querida”.

Neste mês ainda chega ao público “Luiz Melodia – No Coração do Brasil”, de Alessandra Dorgan, exibido em canais fechados, streaming e no festival É Tudo Verdade, em salas de São Paulo e Rio de Janeiro.

O documentário retrata a trajetória do “Poeta do Estácio” por meio do registro da evolução da música, cultura e sociedade brasileira. Segundo a produtora, Luiz Melodia “nos conta, em primeira pessoa, sua trajetória de menino negro nascido no morro até sua transformação em um dos maiores artistas da história da MPB. O filme também traz um acervo inédito disponibilizado por Jane Reis, sua esposa e empresária.”

Leia também:  ‘Saudosa Maloca’ de Adoniran Barbosa é contada em filme 

Ambos os filmes revelam o gosto do público nacional por filmes que retratam a vida dos músicos brasileiros, em especial da MPB – Música Popular Brasileira.

O Portal Vermelho, já fez uma lista com filmes sobre a música brasileira, que vai desde Cazuza – O Tempo Não Para, em 2004, passando por Tim Maia (2014), Elis (2016) e Meu Nome é Gal, cinebiografia de Gal Costa, de 2023.

A importância desses filmes para nossa cultura é ímpar, uma vez que celebra nossos históricos artistas e estabelece uma “nova retomada” cinematográfica pós-pandemia, aquecida pelo fomento cultural sob o novo governo Lula.

Em outro aspecto, não menos importante, as cinebiografias e documentários trazem para as novas gerações referências sobre a cultura popular brasileira. Assim, os filmes podem ser vistos como porta de entrada para que os jovens se interessem pelo o que já foi produzido e entendam que muitas referências de hoje têm como base a riqueza musical brasileira, construída ao longo de muito tempo e por muitos artistas.

Homem com H

Outro filme que retrata um ícone da MPB será “Homem com H”, cinebiografia de Ney Matogrosso. Quem vive o intérprete de Sangue Latino, ainda da época de Secos e Molhados, é o ator Jesuíta Barbosa, que trabalhou na novela Pantanal (2022). O filme dirigido por Esmir Filho ainda não tem data para estrear. Nele será contada a vida do cantor desde a infância e Ney participa diretamente do projeto do filme.

Leia também: Festival de Berlim se levanta contra o genocídio em Gaza

As gravações começaram em janeiro e nesta semana Jesuíta foi fotografo durante as gravações na praia de Ipanema, no Rio de Janeiro.