Aprovação de Biden cai a menor nível em quase dois anos, aponta pesquisa

De acordo com a pesquisa, somente 36% dos americanos avaliam positivamente sua atuação como presidente, em comparação com 38% em abril

Foto: Reprodução

A aprovação da administração do presidente Joe Biden chega a 36% e registra menor nível em dois anos, revela uma pesquisa da Reuters/Ipsos. O levantamento foi realizado durante quatro dias e foi encerrado nesta segunda (20).

Segundo a Reuters, apenas 36% dos americanos aprovam o desempenho de Biden como presidente, contra 38% em abril. Em abril deste ano, por exemplo, o índice estava em 38%.

O índice de maio é o mais baixo desde julho de 2022 e liga um alerta para a campanha democrata, que enfrenta o ex-presidente Donald Trump na revanche eleitoral em novembro deste ano.

Entre as razões do descontentamento atual dos norte-americanos, destaca-se a economia. Para 23% dos entrevistados, esse é o principal problema do país.

Apesar da percepção captada pela pesquisa, a economia americana vem mostrando sinais de recuperação após o tombo em consequência da pandemia de Covid-19.

O desemprego, por exemplo, está em 3,4%, segundo dados do Departamento de Estatísticas do Trabalho divulgados em abril. Em fevereiro, o índice estava em 3,8%.

A inflação nos últimos doze meses, por sua vez, não passou de 3,4%, de acordo com dados divulgados pelo mesmo departamento no último dia 15. 

Ainda assim, para 40% dos respondentes da pesquisa, o ex-presidente Donald Trump, principal rival de Biden nas eleições presidenciais de novembro, tinha políticas melhores para a economia dos EUA. Outros 30% afirmam que o atual presidente é mais bem-sucedido na área.

Quando o assunto é migração, o republicano também está na frente: 42% dos entrevistados preferem sua abordagem, ante 25% que optam pela de Biden.

Leia também: China sobe o tom e aplica sanções contra empresas militares dos EUA

Autor