Natal será pioneira na implantação do VLTs
A implantação do Veículo Leve sobre Trilho (VLT) foi incluído no Plano Plurianual (PPA) do governo federal. O VLT é um sistema alternativo de transporte que poderá ser implantado de forma pioneira no Estado. Segundo o superinten
Publicado 28/04/2006 16:02 | Editado 04/03/2020 17:09
Esse investimento e várias outras melhorias foram apresentados nos dias 24 e 25, no seminário “Natal nos Trilhos – Transporte & Desenvolvimento Urbano Integrado”, promovido pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). O secretário nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana, José Carlos Xavier, explicou que a liberação dos recursos depende hoje do envio de uma carta consulta do governo do Estado ao Ministério das Cidades. A expectativa é que isso seja feito em breve.
A estimativa é de 160 milhões para implantar o VLT em quatro anos. Para seguir no rumo da implantação, o PPA tem de ser aprovado. José Fernandes da Silva explicou que o VLT é a alternativa ao metrô, meio que possui o custo de implantação muito elevado. De acordo com ele, cada quilômetro de metrô custa de R$ 70 a 100 milhões. O superintendente citou ainda que o VLT, ao contrário do metrô, pode se adequar à cidade sem muita agressão.
Com relação aos investimentos que serão realizados na Zona Norte, R$ 63 milhões este ano, José Fernandes da Silva comemorou. “É um ganho fantástico. Vamos ter a sonhada integração. Certamente, os benefícios são importantíssimos”.
Fonte: Tribuna do Norte