Bloco de Esquerda: PCdoB inicia articulações em Santa Catarina   

O Partido Comunista do Brasil de Santa Catarina (PCdoB/SC) já iniciou um processo de diálogo com os partidos que formaram o chamado “bloco de esquerda” – PSB, PDT e PCdoB, além do PAN, PMN e PHS.

Os partidos reafirmaram a união em torno do bloco que conta com a representação de cinco governadores, 68 deputados e oito senadores.  O bloco, que nasceu durante o processo eleitoral da Câmara, “veio para ficar”, segundo seus integrantes. O objetivo é manter uma atuação conjunta e unir forças para as eleições de 2008 e criar condições de lançar um nome próprio à sucessão do Presidente Lula em 2010.


 


 


Segundo o presidente estadual do PCdoB, Jucélio Paladini, a idéia é realizar um processo de articulação no estado e nos municípios catarinenses para a reprodução da iniciativa nacional, visando a construção de agendas políticas comuns entre as agremiações.


 


 


O grupo vem ocupando o espaço deixado pelo PT, que se aliou à tendência de centro-direita durante a acirrada disputa pela Presidência da Câmara. E se contrapõe ao projeto petista de absorver partidos “satélites” com afinidade ideológica. “Agora, criamos nosso próprio sistema solar”, disse o ex-presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-SP).



 


 


A formação do grupo era um desejo antigo e remonta à eleição presidencial de 1989. Cogitado sempre em períodos eleitorais, acabou conquistando viabilidade após a divisão na base aliada com o lançamento de Arlindo Chinaglia (PT-SP) para o comando da Camara dos Deputados, em oposição ao comunista Aldo Rebelo (SP), derrotado em segundo turno por uma diferença de apenas 18 votos.


 



 


 


 


Com informações de agências e do portal vermelho