Tarso Genro visita acampamento da UNE. Câmara do Rio aprova moção de apoio
A UNE encerrou no dia 7 o acampamento na sua sede, no Flamengo, com chave de ouro. Os estudantes receberam a visita do ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, do presidente da Ancine e ex-presidente da UBES, Manoel Rangel, do sociólogo Emir
Publicado 07/03/2007 22:00 | Editado 04/03/2020 17:06
Em seu discurso, Tarso Genro ressaltou a importância histórica da retomada do terreno pelos estudantes. O ministro disse ainda que o presidente Lula está ao lado dos movimentos sociais e dos anseios do povo brasileiro e a UNE e a UBES expressam essa aspiração.
A ocupação histórica dos estudantes começou no dia 1º de fevereiro. Foram 35 dias de comprometimento com a retomada do terreno. Nesse tempo, a UNE recebeu a visita de diversas personalidades artísticas e políticas, criou o CUCA (Centro de Cultura e Arte) e transferiu sua sede para a cidade maravilhosa. A partir de agora o local passa a funcionar como alojamento e sede provisória até que o prédio projetado por Oscar Niemeyer seja construído.
Moção de congratulações
No dia 6, a Câmara de Vereadores do Rio aprovou a moção de apoio apresentada pelo vereador do PCdoB, Roberto Monteiro, que no mês anterior visitou o local. Veja abaixo a moção.
''A Câmara de Vereadores, na forma do Regimento Interno, determina a inserção nos anais desta casa de leis, da Moção de congratulações e apoio aos estudantes que estão acampados desde o dia 1º de fevereiro de 2007 no terreno que pertence à União Nacional dos Estudantes (UNE) e à União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), no número 132 da praia do Flamengo''.
''A sede da UNE e da UBES, incendiada pelo regime militar em 1º abril de 1964, foi palco de inúmeras lutas que marcaram a história do povo brasileiro, como a campanha do petróleo é nosso, a luta em defesa de uma educação pública de qualidade e foi nesta sede que funcionava o histórico Centro Popular de Cultura e Arte (CPC). A retomada do terreno por seus legítimos donos, os estudantes brasileiros é, portanto, motivo de regozijo para a população carioca, orgulhosa de abrigar em sua cidade a sede de entidades com tradições tão enraizadas na luta popular, como é o caso da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES)''.
Plenário Teotônio Villela, 06 de Março de 2007
Vereador Roberto Monteiro