Trabalhadores de tranportes, serviços, indústrias e comércios paralisam Estado na segunda

Luiz Carvalho com informações da CUT nacional

Mais uma vez, na próxima segunda-feira, dia 23, diversas categorias de São Paulo irão às ruas para mostrar a união a favor da manutenção do veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Emenda 3. No último dia 10, cerca de 120 mil trabalhadores Cutistas encamparam manifestações contra o desejo de patrões contratem trabalhadores como se fossem prestadores de serviços. Trata-se de uma forma de bular o pagamento de direitos trabalhistas como FGTS, 13.º salário, férias, licença paternidade e maternidade.


 


Em São Paulo, os ônibus e as estações de metrô só funcionarão a partir das 7 horas. Na estação Itaquera haverá um ato unificado que contará com a participação da CUT, do Sindicato dos Metroviários de São Paulo-CUT/SP e dos Químicos, além de demais centrais sindicais.


 


O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC-CUT/SP fará panfletagem nos terminais rodoviários. Em São Bernardo elas ocorrerão no Terminal Ferrazópolis (às 6 h) e na Praça Matriz (às 8 h). Na cidade de Diadema, às 6h, os trabalhadores das indústrias de auto-peças ocuparão as principais avenidas da cidade, como Ulisses Guimarães. Além disso, estarão no Terminal Piraporinha e nos corredores de ônibus.


 


O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região instalará computadores na Praça Antonio Prado, Centro. A população poderá enviar mensagens aos parlamentares demonstrando o repúdio ao golpe contra os direitos trabalhistas conquistados durante décadas de luta. A mobilização acontecerá entre 12h30 e 14h30.


 


Nos terminais das sete cidades do Grande ABC (Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra), o Sindicato dos Rodoviários do ABC-CUT/SP distribuirão panfletos de alerta à população a partir das 7h.


 


Acompanha abaixo a programação dos trabalhadores em outras cidades do Estado


 


ABC


O Sindicato dos Bancários do ABC farão panfletagem no centro de São André, a partir das 12h


 


Baixada Santista
Os trabalhadores da região se concentrarão em frente ao cemitério da Saboo, às 5 da manhã


 


Bauru
A concentração dos manifestantes ocorrerá às 16h, em frente à Câmara Municipal da cidade. Ocorrerá panfletagem e uma passeata das 15h30 às 18h, na Avenida Rodrigues Alves, Centro.


 


Mogi das Cruzes


Em meio a mobilização pela campanha salarial dos trabalhadores da construção civil, ocorrerá a discussão sobre a Emenda 3, na Rua Campos Sales, 165 – Centro


 


Presidente Prudente


Os trabalhadores da região farão panfletagem nos seguintes locais


6 horas da manha – Parque de Obras Municipal
6:30 horas – Hospital Estadual
6:30  horas – Vitapeli
7:00 horas –  Caiuá


Após o ato, os manifestantes se reunirão, às 10 horas, em frente à Nossa Caixa. À noite também haverá panfletagem na UNIESP, às 19h.


 


Sorocaba


Cerca de 250 sindicalistas da CUT/SP e demais centrais sindicais se concentrarão no Largo São Bento, às 7h; haverá uma paralisação no Praça da Concha Acústica – Centro, às 7h, que reunirá trabalhadores do comércio e dos bancos