Encontro Estadual do PCdoB/SP definirá novos rumos políticos

O PCdoB paulista realizará seu Encontro Estadual de militantes, neste sábado (05/05), para definir as novas linhas políticas de acumulação de forças. O centro principal do debate é o movimento de fortalecimento do partido com vistas às eleições municip

Os comunistas de São Paulo devem apresentar a proposta da necessidade do partido expandir suas filiações para fortalecer as chapas proporcionais e, principalmente, orientar os militantes nos municípios a lançarem candidaturas próprias para as disputas nas Prefeituras. O PCdoB não estabeleceu meta para as eleições, mas buscará ampliar significativamente sua representação nas Prefeituras e Câmaras Municipais.


 


Para o secretário estadual de Organização, Tadeu Ribeiro, o partido passa por um momento de redefinição da sua tática eleitoral. Para Ribeiro, “o PCdoB deverá disputar as eleições municipais de forma mais ousada. Será preciso reforçar o partido convidando figuras públicas, lideranças comunitárias, juvenis, dos movimentos sociais e sindicais, para se filiarem e assim constituir amplas chapas de vereadores. Ao mesmo tempo o partido lançará candidaturas próprias onde estivermos organizados”, avalia o dirigente comunista.


 


Outra questão importante será a definição do quadro de alianças com outros partidos. Os comunistas buscarão dialogar com outras forças, sobretudo os que formam o Bloco de Esquerda no Congresso Nacional (PDT, PSB, PRB, PMN e PHS, além do próprio PCdoB). As tradicionais alianças com o PT serão relativizadas em função do projeto de reforço do próprio PCdoB. “Vamos buscar dialogar com todos os partidos que compõe a base de sustentação do governo, em especial os partidos do nosso bloco, mas também o PT e o PMDB, entre outros. Não teremos mais uma postura de aliança preferencial com o PT, esta fase já está superada”, disse Ribeiro.


 


Os comunistas devem apresentar para o Encontro Estadual, 25 pré-candidaturas a prefeito, nas principais cidades de São Paulo. O PCdoB tem presença em cerca de 200 municípios no Estado e devem participar do processo eleitoral em todas os locais, mesmo com direções provisórias do partido.


 


O Encontro Estadual será realizado a partir das 9h00, na Unip-Vergueiro, no bairro do Paraíso, em São Paulo, e deve reunir cerca de 500 militantes representantes de todos os diretórios municipais, dos principais organismos de base em categorias e dos atuantes em movimentos populares.
 


Rodrigo de Carvalho, pelo Vermelho-SP