Guarulhos terá novo secretário de esporte

Guarulhos terá novo secretário de esportes a partir da manhã desta sexta feira, 04 de maio. O novo titular da pasta será Alberto Saraiva, em substituição ao também comunista Júlio Filgueiras, que segue agora para o Ministério do Esporte.

Alberto Saraiva tem 36 anos e é natural de Belém, no Pará. Chegou em São Paulo em 1994, assumindo funções na executiva nacional da União da Juventude Socialista. No início de 1999, foi encorporado ao trabalho partidário em Guarulhos. Foi presidente daquele Comitê Municipal e é membro do Comitê Estadual do PCdoB. Desde 2006, está na secretaria de esportes de Guarulhos, como diretor administrativo dos Centros Esportivos.


 


A cerimônia de posse acontecerá nesta sexta-feira, às 9h30m, no Centro Educacional Adamastor, na Avenida Monteiro Lobato, 734. Estão confirmadas a presença do Ministro do Esporte, Orlando Silva, e de políticos e personalidades da comunidade esportiva local.


 


Confira abaixo a entrevista de Alberto Saraiva ao Vermelho-SP:


 


Vermelho-SP: Como será a gestão à frente da Secretaria de Esportes de Guarulhos?


 


Alberto: Será uma continuidade do planejamento da gestão, iniciado em 2005. Um trabalho oriundo do esforço feito pelo PCdoB e pelo governo municipal para potencializar o esporte em Guarulhos.


 


Uma marca da gestão é a inversão da lógica do financimento esportivo na cidade, aplicando mais recursos na iniciação esportiva e no trabalho de base. Hoje, a prefeitura atende em torno de 40 mil pessoas nos projetos de inclusão através do esporte.


 


Outra marca é a recuperação dos espaços públicos, dos equipamentos esportivos da cidade. Agora estamos com licitações abertas para recuperar quatro ginásios municipais e 32 campos e quadras na periferia.


 


Vermelho-SP: Como foi vista a substituição?


 


Alberto: A substituição foi vista com absoluta naturalidade. Primeiro, pelo fato de o Júlio ter saído para se incorporar ao trabalho do Ministério do Esporte, ou seja, um reconhecimento ao trabalho do município. Depois, por ter sido substituído por alguém com afinidade política e administrativa com a gestão que está sendo implementada.


 


Vermelho-SP: E o segundo mandato Elói Pietá, como está sendo avaliado?


 


Alberto: Conta com 70% de aprovação popular, segundo pesquisa do Instituto Opinião. O governo tem uma marca social muito forte, mas também tem investido muito na infraestrutura urbana com apoio do governo federal. Ocupar esta posição, no secretariado, exige uma alta responsabilidade e capacidade do PCdoB e de seus quadros.


 


Vermelho-SP: E a relação do PCdoB com o governo?


 


Alberto: Desde o primeiro mandato o governo contou com a participação dos comunistas e o prefeito Elói Pietá sempre tratou o Partido com respeito. Mesmo sabendo do novo momento de afirmação do PCdoB, não abriu mão de contar com o empenho, lealdade e capacidade em administrar em prol o interesse público dos comunistas.


 


Fernando Borgonovi, pelo Vermelho-SP