UNEGRO/Ce mobiliza para III Congresso Nacional
A UNEGRO/Ce inicia nesta sexta-feira, dia 18, as plenárias regionais relativas ao III Congresso nacional da entidade. As plenárias acontecerão até domingo e elegerão os delegados à Planária Estadual que acontecerá dia 26 de maio.
Publicado 18/05/2007 11:22 | Editado 04/03/2020 16:37
Seguindo a orientação da Coordenação Nacional da União de Negros Pela Igualdade – UNEGRO o Ceará também realizará suas plenária estadual, com vistas a eleger os delegados que participarão do III Congresso Nacional da Entidade, que se realizará no Rio de Janeiro no período de 14 a 17 de junho.
A UNEGRO/Ce, fundada em 25/05/2003, com sede em Fortaleza, realizará sua Plenária Estadual, no dia 26 de maio, no Auditório da Reitoria da Universidade Federal do Ceará – UFC, onde debaterá a Tese do Congresso Nacional além de outros assuntos, como o novo plano trienal de lutas que a UNEGRO propõe e questões pertinentes ao Movimento Anti-racismo local.
Como etapas do processo estadual, serão realizadas no Ceará, cinco plenárias regionais com expectiva de na Plenária Estadual reunir cerca de 300 pessoas. As regionais terão início nesta sexta-feira, dia 18 nas cidades de Aquiraz, situada na Região Metropolitana de Fortaleza, e Aracati, no Baixo Jaguaribe. No sábado serão realizadas as plenárias do Cariri, na cidade de Crato, e em Sobral. No domingo será a vez da plenária de Crateús.
Trajetória de lutas
A trajetória de 18 anos de existência da UNEGRO abriga uma participação ativa na construção de grandes eventos e mobilizações como a Marcha Nacional 300 anos de Imortalidade de Zumbi dos Palmares em 1995 e a Marcha Zumbi Mais Dez em 2005, o Encontro Continental dos Povos Negros das Américas, a Campanha Brasil outros 500: Resistência Indígena Negra e Popular , em 1999/2000, a participação nas PREPCONs internacionais, a construção de plenárias estaduais, regionais e nacionais, mobilizando as maiores bancadas de delegados e delegadas em diversos fóruns nacionais que discutiram a Conferência Mundial contra o Racismo, a Discriminação Racial, a Xenofobia e formas conexas de intolerância, lançando documento próprio na Plenária de lançamento do Congresso Nacional de Negras e Negros do Brasil.
De Fortaleza, Armando Leão, da Coordenação da UNEGRO/Ce