Seminário discute dança e pós-modernidade

Convidado é o filósofo José Gil, ensaísta e tem vasto trabalho científico publicado em revistas especializadas e enciclopédias.

A Prefeitura de Fortaleza, através da Fundação de Cultura, Esporte e Turismo (Funcet), em parceria com o Simpósio Internacional de Filosofia Nietzsche / Deleuze, promove o seminário “Pós-modernidade na Dança – Traços de Uma Ruptura”, com o filósofo português José Gil. O encontro acontece nos dias 17, 18 e 19 deste mês, das 9 às 11h30min, no Cine Benjamin Abrahão da Casa Amarela Eusélio Oliveira, à Av. da Universidade, 2591, Benfica.


 


A partir do texto “O que é uma dança actual? Yvonne Rainer”, publicado no livro “Movimento Total – O Corpo e a Dança”, de sua autoria, Gil irá problematizar questões relevantes que permearam o pensamento, a atitude e a produção de Yvonne Rainer, importante artista americana em busca de outras possibilidades estéticas para a dança.


 


José Gil é filósofo, ensaísta e tem vasto trabalho científico publicado em revistas especializadas e enciclopédias. Alguns de seus textos versam sobre corpo e dança. Sendo considerado um dos grandes pensadores da atualidade, leciona na Universidade Nova de Lisboa e no Colégio International de Filosofia (Collège international de Philosophie), em Paris.


 


O seminário é destinado a artistas e pesquisadores de dança ou de áreas afins e marca o início do curso de extensão “Dança e Pensamento”, ação dos Programas de Formação em Dança da Funcet. O curso visa implantar um processo de formação que ofereça a artistas e pesquisadores atuantes na área de dança, recursos técnicos e teóricos para pensar questões relacionadas ao tema na atualidade.


 


Serviço:
Seminário Pós-modernidade na Dança – Traços de Uma Ruptura, com José Gil.
Dias: 17, 18 e 19 de setembro, das 9 às 11h30min, no Cine Benjamin Abrahão da Casa Amarela Eusélio Oliveira (Av. da Universidade, 2591, Benfica).
Inscrições: Até 14 de setembro, das 10 às 12h e das 14 às 18h, à Rua General Sampaio, 1632, casa 4, Centro.


 


 


Fonte: www.fortaleza.ce.gov.br