Sem categoria

PC da China comemora abertura progressiva de seu congresso

O Partido Comunista da China, que realiza em Pequim seu 17.° Congresso Nacional, revelou nesta quarta-feira (17) como o partido vê a transmissão do evento ao vivo pela Internet e comemora o fato de o PCCh se apresentar ao mundo com um perfil mais aberto e

''Vimos suceder uma série de fatos desde o estabelecimento do sistema de porta-vozes em 7 departamentos do Comitê Central, a abertura da página na Internet do PCCh, até a publicação antes do Congresso da lista do delegados participantes. A 4.ª Sessão Plenária do 16.º Comitê Central do partido adotou pela primeira vez em sua história a grande decisão de ''abertura gradual dos assuntos do partido'', e o informe apresentado no 17.º Congresso Nacional adiantou a tese de ''promover a abertura dos assuntos do partido''. Tudo isso demonstra que o PCCh se apresenta ao mundo com um perfil mais aberto e autoconfiante.


 



Às 7h da manhã de 15 de outubro, o camarada Yu, técnico da página web do Diário do Povo Online, chegou ao Grande Palácio do Povo com volumosa bagagem, que continha computador, câmara fotográfica digital, gravador de vídeo e vários outros acessórios.


 


A sala de transmissão ao vivo do Diário do Povo Online, na sede do Congresso estava cheia de atividades. Às 8h30 a primeira série de fotografias começou a ser transmitida na rede simultâneamente com os relatos escritos. Às 9h foi inaugurado o Congresso, quando o hino nacional soou no salão de reuniões. Por meio dos cliques de internautas ao redor do planeta, fotos, vídeos, gráficos e textos sobre o evento ganharam o mundo.



 


O camarada Yu se sentiu muito orgulhoso. É a primeira vez na história do partido que uma atividade política tão importante é transmitida ao vivo para todo o planeta. Além da abertura, o camarada Yu e seus colegas transmitem outras atividades durante o 17.º Congresso, como as coletivas de imprensa e as discussões abertas das delegações, assim como os encontros dos novos membros do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central com jornalistas nacionais e estrangeiros. A agência Xinhua, a rede China News, a parte Internacional da Televisão Central também transmitiram ao vivo direto do Palácio do Povo.



 


A rede está se convertendo em um canal de abertura e uma plataforma de comunicação do Congresso Nacional do Partido.



 


No mesmo dia da abertura, o Fóro de Poder Nacional do Diário do Povo Online abriu um bloco chamado ''Comentários Sincronizados''. Os internautas enviaram com entusiasmo suas sugestões à calorosa discussão dos numerosos temas candentes anunciados em um informe do 17.º Congresso.


 



Na terça-feira (16) à tarde, uma hora depois da abertura do Fóro para entrevista coletiva entre os internautas e os delegados do congresso, cerca de 200 problemas foram apresentados na discussão. Fang Ning, vice-diretor do Instituto de Ciência Política da Academia de Ciências Sociais da China, disse que ''é realmente algo novo que se realizem encontros com os internautas por meio da rede de telefonia celular''.


 


A internet permite estabelecer relações intensas entre o Partido e as massas



 


Na parte da manhã de terça-feira, a Sala Henan do Grande Palácio do Povo estava repleta de gente. Reinava um grande entusiasmo. A luz e as câmeras estavam apontadas para a delegação de Henan, que discutia o relatório de Hu Jintao. Segundo programado pelo congresso, a abertura no dia 16 seria feita pela delegação de Henan, daí ela ser o foco da mídia nacional e internacional.



 


Repórteres e editores do Diário do Povo Online chegaram mais cedo ao recinto para transmitir ao vivo todo o processo de discussão. É a primeira vez que se transmite ao vivo e diretamente pela Internet a discussão das delegações no Congresso Nacional do PCCh.



 


Às 9h começou formalmente a discussão. Xu Guangchun, secretário do Comitê Provincial de Henan do PCCh, deu as boas vindas aos jornalistas nacionais e internacionais. Recordou aos delegados que eles deveriam se expressar sem nenhuma censura. ''As idéias do povo manifestadas em suas palavras serão transmitidade pela Internet simultâneamente. Isso marca que o atual Congresso reflete, com um perfil mais aberto o que pensa o Partido e canaliza as vontades do povo. Tem um significado fora do comum'', disse o dirigente.


 



Li Chengyu, governador da província de Henan, foi o primeiro a se pronunciar. Com as grande mudanças vividas em Henan, elucidou a importância do conceito científico de desenvolvimento. Depois, os delegados Chen Quanguo, Wang Wenchao, Wu Tianjun e Shen Changyu usaram seu tempo para falar do progresso obtido, desde o 16.º Congresso, no campo e nas cidades e no desenvolvimento do ensino superior para expôr a necessidade e a lógica de promover a harmonia social e o desenvolvimento científico. A voz e o pensamento dos delegados, assim como os gráficos apresentados, foram transmitidos ao vivo pelo Diário do Povo Online, a todos os lugares e ao coração das massas.


 



Ao mesmo tempo, no interior da zona montanhosa do oeste de Henan, em uma casa camponesa que serve como hospedaria, situada no sopé do pico Imperador Imperial, de 2057 metros de altura no limite entre Henan e Shaanxi, Shi Jiangtao, camponês da aldeia Xiangshu, povoado de Shizi, permanecia atento à discussão entabulada entre os delegados. Há dois anos ele instalou computadores em sua hospedaria, recebendo informações pela internet, o que fez seus negócios melhorarem bastante. ''Escutando a discussão dos delegados sobre o relatório sinto que estou presente hoje nessa mesma discussão. Os delegados manifestaram o que nós pensamos, e a internet permite estabelecer uma relação íntima entre o campesinato e o povo.



 


Duas horas depois, os delegados dedicaram meia hora para responder as perguntas do jornalistas estrangeiros. Lian Weiliang, membro do Comitê Permanente do Comitê Provincial de Henan do PCCh e secretário del Comitê Muncipal de Luoyang, que sempre insiste na importância de que todos os quadros do partido saibam manejar a Internet, esteve atento à transmissão ao vivo. ''A Internet é uma coisa nova, as massas, em crescimente numeroso, participam da discussão política por meio da web para fazer patente xeu alto sentido de responsabilidade. Devemos aceitar o desaifo da Internet com uma mente aberta, aproveitando sua vantagem no sentido de estreitar laços com as massas populares'', disse o dirigente.