Presidente do Paraguai vai ao Vaticano discutir “caso Lugo”
O presidente do Paraguai, Nicanor Duarte Frutos, será recebido em audiência privada pelo papa Bento 16 no Vaticano, dia 29 de outubro, segundo informação divulgada nesta terça-feira (16) pelo Ministério das Relações Exteriores.
Publicado 17/10/2007 11:17
A chancelaria declarou que o objetivo da reunião é “revisar as relações entre os dois lados”, sem mencionar temas específicos. O encontro foi programado durante uma encontro do chanceler Rubén Ramírez Lezcano, que está na Itália, com o presidente da Pontifícia Comissão para América latina, cardeal Giovanni Batista Re, e o secretário de Estado adjunto, Fernado Filoni.
Segundo a imprensa paraguaia, Duarte Frutos e o Papa irão conversar sobre o caso do ex-bispo Fernando Lugo, candidato presidencial da oposição, cuja renúncia a seu cargo religioso não foi aceita pelo Vaticano.
Líderes do situacionista Partido Colorado anunciaram que contestarão a candidatura de Lugo baseados na Constituição paraguaia, que impede que ministros de qualquer religião ou culto sejam presidentes.
A eleição presidencial no Paraguai está marcada para abril de 2008. Segundo as mais recentes pesquisas de opinião, Lugo lidera a preferência popular para suceder Duarte Frutos. O ex-bispo só não aparece como primeiro colocado quando confrontado com o ex-general Lino Oviedo, cuja candidatura ainda não está confirmada.
Da redação, com agências