PCdoB/Ce elege Comissão Política e se prepara para 2008
Reunido neste sábado, dia 8, o Comitê Estadual do PCdoB/Ce, realizou sua 2ª Reunião Ordinária, desde que foi eleito na 18ª Conferência Estadual, realizada no início de novembro. A pauta da reunião foi a aprovação da Regulamentação de Competências e Funcio
Publicado 10/12/2007 11:36 | Editado 04/03/2020 16:36
Na abertura da reunião o presidente estadual do PCdoB, Carlos Augusto Diógenes, que dirigirá o partido por mais dois anos, fez uma explanação em que abordou a conjuntura política, o papel da nova direção e elencou os desafios a serem superados pelos comunistas cearenses. Inicialmente Diógenes chamou atenção para o papel do novo Comitê Estadual, composto por várias gerações de militantes, que terá a responsabilidade de conduzir o partido na fase atual em que o PCdoB vive grande expansão e fortalecimento no Ceará.
Depois de fazer um breve registro da conjuntura internacional e nacional, Carlos Augusto chamou atenção para o novo quadro político que se desenhou no Ceará após as eleições de 2006, que resultaram na vitória de Cid Gomes (PSB), para o Governo do Estado, e de Inácio Arruda (PCdoB), para o Senado Federal. Trata-se de um quadro ainda em desenvolvimento, mas chama atenção a presença de um novo bloco de forças (PSB/PT/PMDB/PCdoB) no governo, que busca viabilizar projetos para o desenvolvimento do Ceará e tem um diálogo maior com a sociedade. No plano político também merece destaque a rápida desintegração do DEM (ex-PFL) e a crise interna que vive o PSDB, que mesmo tendo alguns membros compondo o novo governo, não conseguiu definir uma posição comum entre seus integrantes e vive um processo de definhamento.
Um novo tempo e novos desafios para os comunistas
Ao abordar a performance do PCdoB, o presidente estadual destacou o momento inédito de crescimento e consolidação dos comunistas no Ceará. Além de eleger o Senador Inácio Arruda e da expressiva votação do deputado federal Chico Lopes, o partido participa, pela primeira vez, do primeiro escalão do governo estadual através do deputado estadual João Ananias. Ao longo de 2007 filiaram-se 7 prefeitos, 5 vice-prefeitos, 30 vereadores e dezenas secretários e dirigentes de órgãos públicos municipais. Com isso os comunistas viveram um acentuado processo de interiorização e passam ter maior presença na ação institucional, sendo alçado a um patamar mais elevado do cenário político cearense. Também nas frentes de massas o PCdoB recebeu em suas fileiras dezenas de lideranças sindicais, estudantis, comunitárias e profissionais liberais. Cresceu no estado a atuação da UJS, da UBM e da UNEGRO, inicia-se um trabalho de organização do MOVELOS – Movimento pela Livre Orientação Sexual e na defesa do meio ambiente. Destaque especial merece a organização da CTB no estado, que deverá enviar mais de 50 sindicalistas para o Congresso de fundação da nova central sindical que ocorrerá em Belo Horizonte, entre os próximos dias 12 e 14. Carlos Augusto Diógenes destacou ainda o bom desempenho do PCdoB no trabalho de formação e de comunicação, que deverá ser mais reforçado ainda nos próximos dois anos.
Por fim, Diógenes enumerou quatro desafios do novo Comitê Estadual. O primeiro é a disputa eleitoral de 2008, que não sendo exclusivo, será o projeto prioritário do PCdoB, já que “definirá um novo desenho político do Ceará e os comunistas precisam expandir e consolidar sua atuação com a eleição de prefeitos e vereadores”, afirmou o dirigente partidário. Um segundo desafio é a construção da CTB, que deverá construir num pólo de aglutinação dos movimentos sociais, elevando também a um novo patamar das lutas específicas e políticas do povo cearense. Para tanto, ganham importância as lutas específicas das diversas categorias e segmentos sociais, bem como as lutas por reformas estruturantes capazes de acelerar as transformações necessárias ao Brasil. O terceiro desafio elencado por Carlos Augusto Diógenes é uma maior intervenção dos comunistas no debate de idéias e um reforço na formação marxista da militância partidária. Para tanto, ganharão reforço a Escola de Formação, o IMG, o Vermelho/Ce e o jornal A LUTA, além de um trabalho mais intenso com os instrumentos nacionais de formação e comunicação. O último desafio é o processo permanente de expansão e consolidação do partido no Ceará o que será feito por meio de maior incremento da ação política e de massas, além da implementação de um sistema de direção que permita um melhor desempenho do coletivo partidário, dos comitês municipais e do próprio comitê estadual.
Nova direção
Em seguida o Secretário de Organização, Abel Rodrigues, apresentou o projeto de resolução com a regulamentação de competências e funcionamento do Comitê Estadual e a proposta de nova Comissão Política e de Secretariado. O documento aprovado ressalta a necessidade de “fazer avançar cada vez mais o desempenho do conjunto da direção, alcançando maior descentralização, assegurando a um só tempo, direção única e maior participação de todos os membros do Comitê Estadual” e construir uma melhor relação entre os diversos organismos partidários. A resolução chama atenção ainda que diante da nova escala em que se encontra o PCdoB deve ser estruturado um sistema de direção mais complexo e será preciso “envolver todos os membros do Comitê Estadual nas múltiplas tarefas de direção política e de direção concreta, com responsabilidades individuais definidas coletivamente e adequadas as características de cada um”.
Além da Comissão Política e do Secretariado, o Comitê Estadual do PCdoB contará com 11 Comissões Auxiliares (organização, formação e propaganda, comunicação, finanças, sindical, movimentos sociais, ação institucional e políticas públicas, movimento comunitário, movimento de mulheres, juventude e trabalho junto ao proletariado) e 14 Fóruns de Integração Regional ( Cariri Leste, Cariri Oeste, Iguatu, Crateús, Quixadá/Baturité, Canindé, Itapipoca, Serra Grande, Itapipoca, Sobral, Morada Nova, Aracati, Litoral Sul, Litoral Norte e Região Metropolitana de Fortaleza). Também compõem o sistema estadual de direção, a Comissão Estadual de Controle, o Fórum de Prefeitos e Vice-prefeitos, o Fórum de Vereadores, o Fórum de Gestores Públicos e o Grupo de Trabalho Temporário sobre o Projeto Eleitoral para 2008.
Novos dirigentes.
Veja abaixo a Comissão Política, o Secretariado e a Comissão de Controle do PCdoB/Ce
Comissão Política
Abel Rodrigues
Ana Lúcia Viana
Antonio Gilvan Paiva
Benedito Bizerril
Carlos Augusto Diógenes
Cícero Aurelisnor (Aurélio)
Cleita Viviane Rodrigues
Edílson Cavalcante
Eliana Gomes
Eugênio Bessa
Francisco Tinoco Luna
Francinet Cunha
Francisco (Chico) Lopes
Francisco Soares (Cabo Chico)
Inácio Arruda
Inácio Carvalho
Joan Edessom
João Ananias
José Ailson (Dudé)
José Rubens (Rubão)
José Simão
Luciano Simplício
Luis Carlos Paes
Luis Carlos Lula Morais
Maria Pereira
Mariano Freitas
Marta Brandão (Martinha)
Sônia Pinheiro
Teresinha Braga
Secretariado
Presidente – Carlos Augusto Diógenes
Vice-Pres./Secretário de Formação e Propaganda – Benedito Bizerril
Secretário de Organização – Abel Rodrigues
Secretário de Comunicação – Inácio Carvalho
Secretária de Juventude – Maria Pereira
Secretário de Movimentos Sociais – Luciano Simplício
Secretário Siindical – José Ailson (Dudé)
Secretário Especial para a Capital – Luis Carlos Paes
Secretário de Articulação dos FIRs – Francisco Soares (Cabo Chico)
As seguintes secretarias não integram o Secretariado, podendo seus titulares, eventualmente, participarem das reuniões do organismo:
Secretária de Finanças – Sônia Pinheiro
Secretário de Ações Institucionais e Políticas Públicas – Gilvan Paiva
Secretária para o Movimento de Mulheres – Teresinha Braga
Comissão de Controle
Benedito Bizerril
Eugênio Bessa
Francinet Cunha
José Simão
Viviane Rodrigues
De Fortaleza,
Inácio Carvalho