UJS do Amazonas se prepara para o congresso da UEE
A UJS do Amazonas se prepara para sua última disputa política do ano. Trata-se do III Congresso da União Estadual dos Estudantes do Amazonas, que ocorrera nos dias 14, 15 e 16 de dezembro, no auditório da F
Publicado 10/12/2007 18:00 | Editado 04/03/2020 16:13
Encerrada várias atividades tanto na esfera universitária quanto secundarista, as atenções dos militantes estão todas voltadas para este congresso, uma vez que a vitória poderá garantir mais dois anos a frente do movimento estudantil universitário em todo Estado. Desde sua fundação, em 2003, a UEE/AM é dirigida por militantes da UJS e os trabalhos estão sendo feitos com objetivo de garantir esse espaço.
As bancadas na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e na Universidade do Estado do Amazonas (UEA) já foram formadas e a estimativa é de que, até a metade da semana, se conclua o processo nas instituições particulares da capital.
Além do trabalho de mobilização, as bandeiras políticas que serão levantadas pela organização durante o congresso estão sendo definidas. Até agora, esté decidido que a linha política no campo de conjuntura e educação implementado pela fração da UJS na União Nacional dos Estudantes (UNE) servirão de referencial, mas pautas específicas da região serão acrescentadas na tese.
Um dos pontos que deve ser bastante enfatizado durante o evento é o combate aos dirigentes que se apoderaram de entidades históricas para o Estado e as transformaram em meras empresas de venda de carterinhas. O objetivo é repetir a linha que foi adotada na etapa estadual do Congresso da UBES a fim de ter as duas esferas do movimento estudantil – secundaristas e universitários – engajados e fortalecidos na mesma causa.
Segundo semestre
O retorno do congresso da UNE, em julho, significou a partida para um semestre com uma agenda extensa. Desde lá, já se passaram as seguintes atividades:
Reconstrução da direção estadual da UJS; congresso da UMES – Manaus e fundação da UMES de Manacapuru, CONEG da UBES; participação na plenária nacional da UJS; Congresso de Estudantes da Universidade Federal do Amazonas (CEUFAM), Congresso de Estudantes da Universidade Estadual do Amazonas (CEUA), realização e disputa do Congresso da União dos Estudantes Secundaristas do Amazonas e etapa estadual do CONUBES, participação na etapa nacional do CONUBES.
E, também, houve a disputa do DCE da Universidade Federal, no qual a UJS fez aliança com a juventude do PDT e com a JSB, passou por uma campanha em que a direita utilizou todo seu jogo baixo para ganhar por uma diferença de apenas 19 votos.
Anderson Bahia
UJS/AM