Ampliação e reformas do Mineirão e Independência são temas de audiência pública
A reforma e ampliação dos estádios Governador Magalhães Pinto (Mineirão) e Independência para recepção da festividade da Copa do Mundo em 2014 foram os temas discutidos ontem na Câmara Municipal, em audiência pública.
A reunião, realizada pela Comissão
Publicado 19/12/2007 11:22 | Editado 04/03/2020 16:52
“Os estádios precisam estar devidamente preparados para recepcionar um evento desse porte. Devemos nos precaver contra possíveis acidentes, como o que ocorreu no estádio Fonte Nova, em Salvador, em novembro deste ano”, alertou o parlamentar.
Segundo o secretário de Esportes do Estado de Minas Gerais, Gustavo Correa, o governador Aécio Neves determinou a realização de obras no Mineirão e no Mineirinho. “A idéia é transformar esse complexo esportivo em um dos mais modernos e bem equipados do País”. Acrescentou que a meta do governo é a reforma e adequação dos estádios conforme as exigências da Federação Internacional de Futebol (FIFA).
Metrô
As exigências da FIFA incluem assentos fixos para o torcedor, criação de camarotes para recepção de convidados da federação, rebaixamento do gramado para aumento da capacidade de público e garantia de melhor visibilidade. Estão previstos, também, o aumento do número de vagas no estacionamento, cobertura para os assentos dos torcedores, entre outras melhorias.
Gustavo Correa informou, ainda, que o governo de Minas considera que a obra mais importante é a extensão do metrô, para garantia de acesso aos estádios e, também, de segurança em casos de emergência.
O secretário municipal adjunto de Esportes, Renato Santos Pereira, entregou ao vereador Paulão o projeto de modernização dos estádios Mineirão e Mineirinho. Sugeriu que a Câmara estude o documento, a fim de conhecer o programa de reformas previsto pelo governo Estadual.
Para o representante do América Futebol Clube, Sérgio Antônio Oliveira, o futebol é um assunto que mexe com a alma do brasileiro. “Durante a realização da Copa de 2014 a atenção do mundo inteiro estará voltada para o Brasil. Por isso, os estádios não podem estar em más condições”, alertou.
Prevenção
De acordo com o capitão do Corpo de Bombeiros, Geraldo Lopes, a corporação tem realizado cursos específicos para atuação em estádios de futebol. “Após as instruções de atividades ficou claro que muito tem que ser feito no Mineirão”, constatou.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Jairo Robson Freire, acrescentou que a corporação tem trabalhado, principalmente, em medidas de prevenção para os jogos a serem realizados. “Além da constante presença e atenção durante as atividades”.
Para o engenheiro e representante do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Minas Gerais (Sinduscon-MBR), Fernando Jorge Almeida, é necessário que as autoridades estaduais fiquem atentas, pois o evento vai dar visibilidade para as qualidades e os defeitos de cada um dos espaços selecionados para sediar os jogos. Lembrou, também, que as instalações sanitárias e as lanchonetes do Mineirão estão em situação precária e devem passar por reformas que garantam segurança ao público.
Fernando Almeida acrescentou que as condições de acesso ao Mineirão devem ser melhoradas com a extensão do metrô. “A obra vai beneficiar principalmente a população, que vai desfrutar das melhorias resultantes da realização dos jogos da Copa em Minas”, ressaltou.
Também estiveram presentes à reunião o representante da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude, Alexandre Massure; a representante da Associação da Vila São José, Rosemeire Luiza da Silva; o representante da Associação dos Alcoólicos Anônimos de Minas Gerais (AAMG), Pedro Francisco de Assis Cerezo; o Coordenador Estadual da União de Negros pela Igualdade (Unegro), Marco Aurélio Cândido; entre outras autoridades.
De: Belo Horizonte
Daniela Pessoa