Gusmão: pesquisa constata que areia de praças oferece riscos à saúde
O deputado estadual Fernando Gusmão (PCdoB) encomendou ao Analytical Solutions, laboratório de análises, pesquisa sobre as condições das areias das praças. Foram analisadas amostras de 10 praças. Em todas elas foram constatados altos índices de colifor
Publicado 19/12/2007 18:18 | Editado 04/03/2020 17:05
Foram analisadas as seguintes praças: Campo de Santana, Nossa Senhora da Paz, Baixo Bebê da Lagoa, Edmundo Rego, Xavier de Brito, Mozart Firmeza, Primeiro de Maio e Praça Seca (todas no Rio), Campo de São Bento (Niterói), Praça Gil (São João de Meriti).
''Infelizmente todas estas praças têm índices elevadíssimos de coliformes totais e fecais. O contato com esta areia contaminada pode provocar desde micoses até gastroenterites, especialmente em crianças'', alerta Gusmão.
Uma pesquisa com o mesmo teor foi realizada pelo mandato de Gusmão ainda na Câmara dos Vereadores do Rio. ''Eram outras praças, mas o resultado também foi ruim. Na época encaminhei cópia dos laudos aos órgãos responsáveis e fui informado que a Comlurb só faz a varrição. Agora vou enviar estes novos laudos e procurar as universidades e centros de pesquisa porque deve haver alguma forma de manter as praças limpas e em condições de uso. Estamos no verão e com as férias escolares, as praças ficam cheias. É um risco enorme'', diz o deputado.