Previsão: 5,4% de aumento na produção industrial de novembro
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) divulgou nesta quarta-feira (19) uma previsão de crescimento de 5,4% para a produção industrial de novembro deste ano em comparação a igual mês do ano passado. O índice é apontado pelo primeiro Indicado
Publicado 19/12/2007 21:17
Segundo o coordenador do Grupo de Análise e Previsões (GAP) do Ipea, Marcelo Nonnenberg, o indicador antecipa em cerca de três semanas a divulgação da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que deverá ser feita no início de janeiro.
O coordenador da publicação, José Ronaldo de Castro Souza Júnior, explicou que o estudo é o primeiro de uma série mensal que fará previsões para a produção física da PIM/IBGE. As previsões se baseiam em informações da própria PIM e de indicadores coincidentes, que “ajudam a explicar o comportamento da indústria como um todo”.
Nesse caso, são utilizados indicadores da produção de papelão ondulado, produção de autoveículos, da carga de energia elétrica e também do fluxo de veículos pesados em rodovias concedidas.
Souza Júnior afirmou que a previsão do IPEA de novembro, para o acumulado do ano, estima uma expansão de 5,8% para a produção industrial e de 5,4% em 12 meses. Retiradas as características sazonais do período, o resultado em relação ao mês anterior é de queda de 2,4%.
“Boa parte da explicação disso decorre dos feriadões que ocorreram em novembro e que atingiram as principais áreas industriais do Brasil, como o Rio de Janeiro e São Paulo. Isso tem um efeito forte na margem. Porém, o crescimento interanual de 5,4% é bastante significativo e o acumulado no ano de 5,8% idem”, observou Nonnenberg.
Um dos destaques entre os indicadores setoriais é a produção de veículos que cresceu 20,5% em novembro em relação a novembro de 2006, acumulando alta de 13,4% no ano.
O IPEA anunciou também que anualmente, no mês de maio, divulgará o Observatório do Desenvolvimento, que fará uma análise mais aprofundada da economia brasileira, com foco em temas de importância para o país.