Sem categoria

''Ninguém vai passar o Natal no aeroporto'', garante Anac

''Ninguém vai passar o Natal ou o réveillon no aeroporto'', afirmou neste sábado (22) Solange Vieira, presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Em entrevista ao canal GloboNews. ''Os atrasos de hoje (até as 17 horas, 29,7% dos vôos previstos

Solange disse também que a alteração na malha aérea prevista na Operação Verão, adotada na sexta-feira, 21, causou confusão para as companhias aéreas. Ela estima que as operações voltem ao normal no domingo (23). ''Tem também um certo reflexo dos atrasos de ontem. Se não tiver mais nenhum problema de meteorologia, a gente acredita que amanhã estará tudo normal'', afirmou.

Gol teve que abrir mais 4 guichês no Rio

A presidente da Anac atribuiu as longas filas no aeroporto do Rio, na madrugada e no início da manhã, ao mau tempo e à adequação das companhias à nova malha aérea. Ainda segundo ela, parte da confusão foi provocada  pela quantidade de passageiros da Gol, que não tinha guichês suficientes para o atendimento. A Anac determinou a liberação de mais quatro guichês para o check-in da Gol a partir deste sábado. Representantes da empresa  não quiseram comentar as críticas da presidente da Anac.

Às 17 horas, 355 dos 1.197 vôos previstos até o horário tinham atrasado mais de uma hora, segundo a Infraero. O número equivale a 29,7% e outros 79 vôos foram cancelados. No Aeroporto Internacional de São Paulo (Cumbica), em Guarulhos, 26% dos vôos registravam atrasos. Dos 173 vôos programados, 45 tinham atrasos de mais de uma hora e dois tinham sido cancelados. No Aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital paulista, 25 dos 134 vôos estavam atrasados e outros 23 tinham sido cancelados.

Depois de uma sexta-feira complicada, o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) tinha 25,2% dos vôos atrasados, segundo a Infraero. Até às 17 horas, 28 dos 111 vôos previstos tinham atraso superior a uma hora e três foram cancelados. Enquanto isso, o Aeroporto Santos Dumont tinha cinco vôos atrasados e seis cancelados, sendo que 29 eram previstos até o horário.

Reclamações

Os Juizados Especiais Cíveis dos aeroportos de Congonhas e Cumbica registraram 46 reclamações até as 19 horas de sexta-feira, 21, segundo balanço do Tribunal de Justiça paulista. Em Congonhas, houve 21 queixas. Duas terminaram em acordos e outras sete ainda estavam sendo discutidas no começo da noite.

Neste fim de ano, os postos dos Juizados funcionarão em horários especiais. Neste fim de semana e de sexta-feira, 28, até domingo, 30, o atendimento ocorrerá entre 9 e 23 horas. Nos próximos dias 24 e 31, o expediente será das 9 às 19 horas, e nos dias 25 e 1º de janeiro, das 15 às 19 horas. Somente na primeira quinzena deste mês, o Juizado de Cumbica realizou 57 acordos e registrou 196 queixas, e o de Congonhas, 27 em 166 atendimentos.

Da redação, com agências