Eliana Gomes homenageia 71 anos de Maracatu Az de Ouro
“Através da cultura a gente transforma as pessoas” disse Eliana Gomes (PCdoB) durante audiência pública solicitada pela vereadora em homenagem aos 71 anos do Maracatu Az de Ouro. O evento ocorreu no auditório da Câmara Municipal de Fortaleza nesta segunda
Publicado 04/03/2008 10:46 | Editado 04/03/2020 16:36
Eliana Gomes destacou que a Câmara aguarda o envio, por parte da prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, deu a mensagem criando no âmbito municipal os chamados Mestres da Cultura, que serão beneficiados com bolsas para que se dediquem a expandir seus conhecimentos em prol da cultura da capital cearense.
O fundador do Maracatu Az de Ouro foi Raimundo Alves Feitosa e a agremiação teve como figuras importantes; o Mestre Juca do Balaio, Afrânio Rangel, Malu (calungueira), Clementino (Índio), dentre outros. Surgiu em 1936 como agremiação, passando muito tempo sendo o único maracatu da cidade.
Antônio Marcos Gomes da Silva, atual presidente da Associação Cultural Maracatu Az de Ouro agradeceu a homenagem e destacou que “o legado que Mestre Juca do Balaio deixou é o de não permitir que o Maracatu Az de Ouro morra”. Ele recebeu das mãos da vereadora Eliana Gomes uma placa comemorativa ao aniversário de 71 anos do Maracatu.
Estavam presentes ao evento o coordenador de Linguagens da Fundação de Cultura, Esporte e Turismo (Funcet), José Alves Neto; o diretor de Dança do Sindicato dos Artistas Técnico em Espetáculo e Diversão, Angelino Albano, dentre outras personalidades. No fim da audiência os integrantes do Maracatu fizeram uma breve apresentação para os presentes.
De Fortaleza,
Carolina Bedê