Funcionários de comissão eleitoral são presos no Zimbábue
Agentes da polícia local detiveram sete funcionários da Comissão Eleitoral do Zimbábue (ZEC, na sigla em inglês) que cometeram fraude ao favorecer o candidato da oposição, Morgan Tsvangirai, de acordo com informações divulgadas nesta quarta-feira (9) na s
Publicado 09/04/2008 11:14
Segundo a informação, os integrantes da ZEC desviaram cinco mil votos do presidente Robert Mugabe para a candidatura de Tsvangirai.
O organismo encarregado da apuração continua sem oferecer os resultados das eleições para a presidência, apesar da eleição ter sido realizada em 29 de março.
Os informes divulgados pela ZEC revelaram que o opositor Movimento para uma Mudança Democrática (MDC, na sigla em inglês) obteve a vitória na eleição legislativa para a Assembléia Nacional.
A oposição obteve 109 vagas contra 97 do partido no governo, a União Nacional Africana do Zimbábue – Frente Patriótica (ZANU-PF, na sigla em inglês), enquanto houve um empate no Senado, com cada um dos partidos conquistando 30 cadeiras.
O MDC exige que a Comissão Eleitoral informe imediatamente o resultados das eleições presidenciais e solicitou ao Tribunal Supremo que tome medidas em relação ao assunto.
Por sua vez, o ZANU-PF pede uma recontagem de votos, pois estima que foram cometidas manobras fraudulentas contra o partido.