Deputada destaca que Aracaju tem melhor qualidade de vida do País

A deputada estadual Tânia Soares, PCdoB-SE, destacou nesta segunda-feira ( 7), que Aracaju foi apontada como a capital com melhor qualidade de vida do País, com reconhecimento nacional. A parlamentar se referiu ao programa Globo Repórter, exibido na últim

Na verdade, a pedido do Globo Repórter, o Ministério da Saúde traçou o ranking das capitais mais saudáveis do país, entrevistando 54 mil pessoas nas 26 capitais e no Distrito Federal. A pesquisa mostrou que Natal é a capital brasileira com menor número de fumantes. Goiânia é onde mais se come hortaliças no país. Vitória é a cidade do exercício físico. As mulheres da capital do Tocantins estão com as menores taxas de excesso de peso. Já os homens da capital catarinense são os menos sedentários. Mas foi em Aracaju que a soma de todos os ''bons comportamentos'' alcançou a pontuação mais alta.



O exemplo de Aracaju pode ser seguido por qualquer município. Está em nossas mãos construir políticas públicas saudáveis, investir na promoção e na prevenção'', aconselha a coordenadora da pesquisa, Deborah Malta. O primeiro lugar foi conquistado com a adoção de novos hábitos e a preservação de velhas tradições.



 


Um dos pontos destacados pela reportagem foram as ciclovias e a ginástica nas praças. Tânia, em seu pronunciamento, lembrou que o projeto Academia da Cidade foi iniciado na gestão de Marcelo Deda – atual governador de Sergipe – enquanto que a implantação de 40 quilômetros de ciclovias foi concluída pelo prefeito Edvaldo Nogueira. Segundo a parlamentar, o reconhecimento do Ministério da Saúde, exigido pelo  programa Globo Repórter é uma vitória para os aracajuanos.



Agência AL/SE