Sem categoria

TV venezuelana suspende transmissão matutina de Os Simpsons

A emissora venezuelana de televisão Televen confirma que retirou de sua programação a série norte-americana Os Simpsons, veiculada durante as manhãs no país, após ser advertida pelo Conselho de Telecomunicações (Conatel), órgão público que regula

Embora os diretores da emissora tenham afirmado que não receberam reclamações dos espectadores, o Conatel informou na última quarta-feira (2) que chegaram ao órgão pedidos para que o desenho animado fosse retirado do horário da manhã. O motivo é que a atração “não favorecia a formação integral das crianças”.


 


O Conselho lembrou que a Lei de Responsabilidade Social estabelece que, no horário matutino, “apenas podem ser exibidos conteúdos os quais não precisem de orientação dos pais”. Porta-vozes do canal declararam que “foi preciso tirar” a série do ar, mesmo que a crítica governamental se referisse ao horário de transmissão – e não ao programa em si.


 


“Foi necessário tirá-lo. Eles (os funcionários do Conatel) disseram que a série não é adequada para o horário (da manhã)“, afirmou a jornalistas a assessora de imprensa da Televen, Elba Guillén. Segundo a assessora, cabe à direção da emissora decidir se a série será ou não exibida “em outro momento do dia”.


 


O gerente de programação da emissora, Germán Pérez, revelou que no horário matutino no qual Os Simpsons era exibido irá ao ar SOS Malibu. “Esperamos continuar tendo uma boa audiência, porque Os Simpsons funcionava muito bem, tanto que no histórico do canal apresentou os mais altos registros de audiência no horário matutino”, afirmou Pérez.


 


O gerente definiu Os Simpsons como uma série que satiriza a sociedade norte-americana, com uma família “um pouco fora do comum” e que “sempre consegue resolver seus problemas”. Ele afirmou também que, mesmo quando o desenho aborda situações de violência, o faz “como uma ironia da própria violência”.


 


A gerente de Comunicações Corporativas da Televen, Aimara Chacín, disse por sua vez que a série Os Simpsons não é “um mau exemplo” – e que sua exibição à noite é “pouco possível, pois para esse horário já há toda uma programação prevista”.