Situação dos Direitos Humanos é delicada na Colômbia
Em entrevista ao Vermelho-SP, Pietro Alarcón fala sobre a questão dos Direitos Humanos na Colômbia. Alarcón é membro do Comitê Permanente em Defesa dos Direitos Humanos na Colômbia e está em Campinas/SP para participar de um conjunto d
Publicado 10/04/2008 17:15 | Editado 04/03/2020 17:19
Alarcón considera que a questão dos direitos humanos na Colômbia está numa situação bastante grave por conta da política do Estado colombiano. ''A possibilidade de reorganizar a Colômbia sob as bases de uma saída negociada frente ao conflito social e armado, se distancia na medida em que o Estado colombiano continua com uma política destinada a aniquilar ou fazer cessar a voz de lideranças sindicais, políticas e estudantis, que se opõem à política de segurança do governo Uribe. Então, a situação é bastante delicada'', afirma.
Mas, é uma situação que pode mudar porque, segundo Alarcón, o povo colombiano tem manifestado sua rejeição à política estatal. ''Procuram, a partir das formas de organização que lhe são próprias, resistir e simultaneamente buscar alternativas que hoje são canalizadas para organizações políticas democráticas. Nós temos uma expressão política importante que é o Pólo Democrático Alternativo, cujo presidente é o ex-magistrado da corte constitucional Carlos Gaviria. Ele teve uma votação bastante expressiva na última eleição e consolidou o Pólo como a segunda força política do país'', exalta.
Nesta quinta-feira (10/04), às 19 horas, o Sindicato dos Metalúrgicos recebe o Cônsul Geral da Venezuela, Jorge Luis Durán Centeno, que vai falar sobre os ''Seis anos da vitória popular sobre o golpe de Estado''; exposição seguida de debate. O Sindicato dos Metalúrgicos está localizado na rua Dr. Quirino, 560 – centro.
As atividades foram convocadas pelo PCdoB, PT, PCB, PSOL, Campanha Internacional ''Tirem as Mãos da Venezuela'', Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) , Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas, mandato da vereadora Marcela Moreira (PSOL), Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Abraço (Associação Brasileira de Rádios Comunitárias), Conselho de Fábrica da Flaskô, Movimento dos Desempregados (MTD) e mandato do vereador Edson Albertão (PSOL/Guarulhos).
De Campinas/SP,
Agildo Nogueira Jr.