Sem categoria

Inaugurada em Havana sucursal do Banco da Alba

A primeira sucursal do Banco da Alternativa Bolivariana para as Américas (Alba) foi inaugurada em Havana nesta quinta-feira (10) dando seqüência ao avanço desse projeto de integração regional, baseado na complementaridade econômica e a solidariedade entre

Durante a inauguração, o presidente do Banco Central de Cuba, Francisco Soberón, destacou a importância da nova instituição financeira, cuja função fundamental será proteger a área de uma eventual crise econômica nos Estados Unidos e garantir a execução de projetos produtivos.



Segundo os dados fornecidos por Soberón, o país contribuirá com US$ 118 milhões para a nova entidade bancária da região. O ministro-presidente disse que o Banco da Alba – que começará a funcionar no próximo mês de maio – não está concebido exclusivamente como uma instituição para apenas emprestar dinheiro, mas como um cenário para coordenar políticas financeiras, sobretudo perante a atual crise internacional.



Entretanto, o ministro venezuelano das Finanças, Rafael Isea, apontou que seu país, junto com Cuba, Bolívia e Nicarágua contribuirá com os recursos necessários para incrementar os fundos do Banco da ALBA, apoiado por uma equipe especializada que permitirá aos países ter políticas econômicas coordenadas.



A instituição bancária se encarregará do financiamento de projetos em áreas de alimentos, medicamentos, telecomunicações e a agricultura, e conta para esta primeira fase com um capital autorizado de US$ 2 bilhões.



Fonte: Agência Cubana de Notícias