Seminário ajuda a definir política do PCdoB sobre meio ambiente
Os resultados das discussões do seminário Meio Ambiente e Desenvolvimento vão ajudar na formulação de uma política ambiental do PCdoB. O secretário de Meio Ambiente do PCdoB, Aldo Arantes, disse que o evento é conseqüência da resolução do 11o Congresso
Publicado 11/04/2008 15:06
O seminário, realizado em Brasília, nesta quinta (11) e sexta-feira (12), reuniu representantes de todos os estados que contribuíram, com sugestões para a superação da crise ambiental. As propostas serão encaminhadas à direção nacional do Partido, para a elaboração do documento que passará a ser a política do PCdoB com relação a esse tema.
Arantes destacou as várias abordagens que foram feitas sobre o assunto para enriquecer a visão. Ele disse que a escolha do tema “Marxismo e Meio Ambiente” obedece ao desejo de promover avaliação dos fundamentos teóricos desse tema.
“A discussão deve levar em conta condicionantes históricos e procurar abordagem atual que os marxista devem ter sobre meio ambiente, para fugir a influência das concepções burguesas que surgiram, por exemplo, na discussão sobre gênero, deixando de lado a luta de classe”, afirmou.
E acrescentou que: “No meio ambiente existe um conjunto de idéias e concepções que nos obriga a busca de um fundamento teórico mais sólido que nos permita alicerçar uma política de meio ambiente na concepção marxista”.
A polêmica do desenvolvimento e meio ambiente tem várias concepções – parte de pressupostos diferentes e apresenta alternativas diferenciadas. Para os comunistas, é preciso buscar um caminho que não seja a busca do desenvolvimento a qualquer custo, com degradação ambiental, que é a lógica do sistema capitalista; mas também não pode defender um modelo de preservação que seja fator de impecilho do desenvolvimento do país.
“Um país em desenvolvimento, precisa produzir, se desenvolver, para distribuir riquezas; diferentes dos países já desenvolvidos e que foram os grandes responsáveis pelo agravamento da crise ambiental”, destacou Arantes.
Método correto
O presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, confirmou as palavras de que a direção nacional precisa assumir posições mais definidas sobre esses temas fundamentais e candentes. “Esse seminários contribuem para isso”, disse, destacando a realização do evento como “método correto, porque, sem esse subsídios, dificilmente a direção nacional poderia chegar a essas posições”.
Ele lembrou que outros assuntos, onde o Partido ainda não tem posição oficial, estão sendo temas de seminários como esse – energia, Amazônia, reforma agrária etc. “Nós temos um estoque de questões que a direção nacional tem que atualizar alguns deles e outros ter informações para chegar a nível de conhecimento para ter atuação condizente com o momento atual”, afirmou.
Leia também:
Discussões sobre meio ambiente devem incluir combate a pobreza
PCdoB aponta responsabilidades na degradação do meio ambiente
De Brasília
Márcia Xavier