Câmara de Vereadores celebra 75 anos de luta do Sindicato dos Bancários
O aniversário da fundação de um dos mais respeitados sindicatos da Bahia pela sua tradição de luta em defesa dos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras e pela sua contribuição à luta popular será celebrado com uma Sessão Especial no dia 16/4,
Publicado 11/04/2008 20:42 | Editado 04/03/2020 16:21
Fundado em 1933, o Sindicato dos Bancários da Bahia conseguiu construir uma trajetória de destaque no movimento sindical brasileiro. O SBBA foi criado quando as contradições existentes entre a política de Getúlio Vargas e a necessidade de lutar por transformações no Brasil extrapolava todas as categorias trabalhadoras. Por isso, é importante destacar a luta em defesa dos interesses da categoria durante todos esses anos, como a garantia de emprego, melhores salários e boas condições de trabalho.
''A principal contribuição do Sindicato dos Bancários da Bahia para os demais sindicatos está na afirmação de um novo tipo de sindicalismo, que consegue aliar a luta econômica e a luta política, em busca de mudanças políticas no país e por uma transformação social'', diz o vereador Everaldo Augusto.
A tradição de luta dos bancários da Bahia também se projeta politicamente. Nos planos municipal e estadual, dois sindicalistas, que já foram presidentes do SBBA, são figuras de expressão do movimento bancário: o vereador Everaldo Augusto e o deputado Álvaro Gomes. Ambos têm colocado os mandatos à disposição da categoria. Na Assembléia e na Câmara, a campanha salarial, as greves e as reivindicações dos bancários são temas recorrentes. Através de projeto de lei, sessões e audiências contribuem para o fortalecimento do movimento. ''Como presidente do Sindicato, entre 1996 e 1999, lutei por mais empregos e pela não privatização dos bancos públicos. Mesmo passando por dificuldades o sindicato se firmou como uma trincheira de lutas em defesa dos bancários'', lembra Everaldo Augusto.
Estão previstas as presenças do atual presidente do Sindicato dos Bancários, Euclides Fagundes, do presidente da CTB-BA, Adilson Araújo e do deputado estadual e ex-presidente da entidade, Álvaro Gomes (PCdoB).
A abertura da exposição fotográfica Sindicato dos Bancários da Bahia – 75 anos, no Centro Cultural da Câmara de Salvador, acontece na mesma noite. A exposição reúne 50 fotografias, desde a década de 30 até os dias atuais. As imagens demonstram fatos marcantes que contribuíram para a construção de um movimento bancário forte e autêntico. Entre 16 e 24 deste mês, o público vai ter oportunidade de conhecer essa história, por vários ângulos.
Da redação local,
Fonte : Ascom do vereador Everaldo Augusto