Sistema sobrecarregado pode trazer apagões de energia em SP

É cada vez mais iminente um problema generalizado no abastecimento de energia elétrica no estado de São Paulo. A infra-estrutura é crítica em diversas regiões (grande SP, Campinas, Bauru, São José do Rio Preto, Vale do Paraíba e Baixada Santista) e 14 obr

As últimas semanas foram marcadas por acidentes em subestações de distribuição que comprometeram o abastecimento energético em alguns bairros da capital e em outras cidades da grande São Paulo. A secretaria de Saneamento e Energia admite que há sobrecarga no sistema.


 


Um dos problemas levantados por especialistas para a falta de investimentos no setor, é a indefinição de responsabilidades entre as empresas transmissoras (que levam a energia das usinas às estações de distribuição) e as distribuidoras.


 


Pela regulamentação vigente, as redes básica, para tensão superior a 230 mil volts, são de responsabilidade das companhias de transmissão. Já quando a tensão é de 138 mil volts o dever cabe às companhias distribuidoras. Tanto a  transmissão quanto a distribuição da energia elétrica foram privatizadas pelo governo estadual, que pretendia dar o mesmo fim à Cesp, estatal geradora de energia elétrica.


 


Com agências