Sem categoria

Paraguai: Lugo irá rever relações diplomáticas com a China

Em breve o Paraguai vai estabelecer relações diplomáticas com a República Popular da China, disse nesta terça-feira (22) o recém-eleito presidente do país, Fernando Lugo.  Em coletiva de imprensa, ele lembrou que o Paraguai “é o único país da região

Durante as seis décadas de domínio do Partido Colorado, o governo paraguaio sempre esteve muito próximo de Taiwan. Se estabelecer relações diplomáticas com a China, Lugo terá, por exigência de Pequim, de romper as relações com Taiwan.



O Paraguai é o único sul-americano dos 24 países que mantêm relações diplomáticas plenas com Taiwan. Já a China tem relações com 170 países. “Há entre o povo e os parlamentares paraguaios o desejo de aproximação com a China”, disse o ex-bispo, que tomará posse em agosto.



Quarto maior exportador de soja do mundo, o Paraguai pode aumentar a participação da China entre seus compradores do grão; o país asiático o importa também de outros pontos da América do Sul. Além disso, a China tem investido na região.



Já Taiwan, cujos aliados são majoritariamente países pobres da América Central, do Pacífico Sul e da África, financiou, entre outros projetos, a construção de casas no Paraguai.



Relações com o Judiciário



Na mesma entrevista coletiva, Lugo afirmou que uma de suas prioridades será reformar a Constituição, “para garantir a independência do Poder Judiciário”. O eleito referia-se ao fato de a atual Carta dar aos partidos políticos influência sobre a Corte Suprema: o Senado é que aprova a lista dos juízes a ocupar o tribunal formulada pelo Conselho de Magistratura.



Da redação, com agências