Militantes da área de saúde lançam manifesto Pró-Edvaldo
Os militantes da Saúde Pública em Aracaju divulgaram um manifesto a favor da candidatura do prefeito Edvaldo Nogueira. O ato, realizado por profissionais e militantes da ANEPS e do movimento popular de Saúde, demonstra, e reforça, a força da candidatura d
Publicado 23/04/2008 18:08 | Editado 04/03/2020 17:20
Ao Povo Aracajuano
Manifesto Pró-Edvaldo dos Militantes da Saúde Pública
Com Edvaldo, pelo fortalecimento do SUS, e da Educação Popular!
Nós, profissionais e militantes da ANEPS e do movimento popular de Saúde, declaramos nosso firme apoio à candidatura de Edvaldo Nogueira. Somamos forças com os setores populares que já fizeram sua escolha pelos bairros afora, apoiando novamente para a Prefeitura de Aracaju, o militante que revolucionou a forma de fazer política na nossa cidade. Apoiamos Edvaldo porque queremos a redução das desigualdades na nossa cidade, com a ampliação e implantação mais veloz de políticas sociais redistributivas, geração de empregos, incluindo mudanças na política econômica. Sabemos que sem melhoria da qualidade de vida não teremos avanços significativos nas condições de saúde da população sergipana.
Apoiamos Edvaldo porque pela primeira vez vimos a formulação e implementação da Política de Saúde cidadã, que vem assegurando a expansão, consolidação e integração do Sistema Único de Saúde, baseada nos princípios da integralidade, universalidade, equidade, democratização e participação da sociedade civil.
Apoiamos Edvaldo por seu claro compromisso com SUS (Sistema Único de Saúde) que ampliou o acesso e qualificou a saúde pública em Aracaju. Alcançou 98% de cobertura. São expressões concretas desse investimento: o número de consultas especializadas passou de 300 mil para três milhões; as equipes de saúde da família pularam de 64 para 124 e a cobertura do SUS hoje é de 98%. ''Aracaju é a capital brasileira onde, proporcionalmente, mais se investe em saúde'', a estabilização funcional dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias, a reestruturação do Cepes, reestruturação do projeto da Farmácia Viva, onde já foram inauguradas duas casas de bambu na Sementeira, que deverá funcionar a sede desse projeto, e que no futuro próximo aumente a produção de plantas medicinais e remédios fitoterápicos em escala industrial para serem distribuídos nas Unidades de saúde.
Apoiamos Edvaldo porque investiu 18,7% da receita corrente líquida da Prefeitura na saúde, sem incluir saneamento básico e obras, corresponde a 33% de todo o orçamento do município, o que representa mais de um 1/3 dos recursos públicos. E passou de 64 para 128 equipes de saúde da família; e construiu 15 novas Unidades de Saúde da Família (USF), e reformou as restantes, totalizando 45 postos; E chegou a 98% de cobertura do SUS e a um milhão de cartões SUS numa cidade com 520 mil habitantes.
Apoiamos Edvaldo pelo compromisso de reestruturar o serviço de Saúde e implantar o serviço de coleta seletiva e de geração de renda para beneficiar os comerciantes do Mercado Dr. Albano Franco. Apoiamos Edvaldo para que as práticas integrativas de Saúde sejam implementadas e implantadas nas Unidades de Saúde da Família, tais como acupuntura, tai chi chuan, florais de bar, yoga, massagens, plantas medicinais e fitoterápicos. Efetivando uma outra concepção de Saúde onde o usuário tenha oportunidades e autonomia sobre sua saúde.
Apoiamos Edvaldo para assegurar que os movimentos sociais continuarão sendo reconhecidos e valorizados na sua prática cotidiana, onde a educação popular continuará sendo valorizada pela administração.
Votar em Edvaldo é a nossa opção consciente pela construção de uma cidade, uma sociedade, democrática e soberana. É a nossa opção pela construção de uma pátria verdadeira, onde o povo aracajuano, com a sua capacidade, o seu esforço e a sua luta possa avançar na erradicação da miséria, conquistar mais justiça, mais oportunidades e bem-estar para todos.
Aracaju 13 de abril de 2008
Subscrevem este documento:
Simone Maria Leite Batista – coordenadora do Movimento Popular de Saúde e do núcleo articulador da ANEPS;
Antônio Cassimiro Silva – Conselho Local de Saúde da UBS Carlos Fernandes de Melo do Lamarão/ Mops/Aneps Sergipe;
Margarida Maria de Souza – Teatro do Movimento Popular de Saúde;
Maria Cecília Tavares-ANEPS Sergipe;
Tânia Santos – Mops Sergipe;
Marilene de Santana-Cofital Mops Sergipe;
Irmã Vandete – Mops /CMP-Sergipe;
Nadiege Reis de S. Góis-Pastoral da Criança e Profissional de Saúde;
Valdervaldo Grigório dos Santos – Presidente da Associação dos comerciantes do mercado Albano Franco.
Vitor Araújo Neto – Cofital /Mops Sergipe