Dep. José Lôbo pede zoneamento ecológico para o Amazonas

O deputado José Lôbo-(PC do B) defendeu a criação de um  zoneamento ecológico e econômico e que exige uma série de entendimentos prévios. Sua aplicação ou utilização em relação a um determinado espaço

José Lôbo disse que é preciso estabelecer as bases de um zoneamento ecológico e econômico em uma determinada conjuntura geográfica o que equivale a realizar um estudo para determinar a vocação de todos os subespaços que compõe um determinado território, e efetuar o levantamento de suas potencialidades econômicas, sob um critério basicamente eco-desenvolvimentista.



       
 Para tanto, – ressaltou Lôbo – existe um feixe de metodologias aplicáveis, elaboradas por agrônomos, geógrafos, ecólogos, engenheiros-florestais e cartógrafos; na condição de alguém dentre eles possuir uma boa noção de planejamento regional. Por isso, torna-se fundamental que elaboremos uma explanação pública acerca dos procedimentos em questão, no que concerne ao zoneamento ecológico e econômico no estado do Amazonas.



        
 Quanto ao Amazonas especificamente, pensamos que o estabelecimento puro e simples de uma carta das classes de capacidade de uso do solo poderia induzir os especuladores e os administradores mal-avisados a cometer as propostas agrárias mais absurdas, com base numa metodologia que não tem condições de ser aplicada às condições ecológicas e fisiográficas regionais.



        
 A propositura do deputado José Lôbo pretende criar uma oportunidade valiosa de debates objetivando assentar as bases metodológicas para um zoneamento ecológico e econômico das terras do Amazonas, especialmente para que venhamos demonstrar que é possível atender tais objetivos com maiores possibilidades de acerto e de sucesso, sobretudo porque o desafio consiste na elaboração de produtos técnicos consistentes e de decisões políticas compartilhadas para o sucesso do zoneamento.


 


Ao concluir José Lôbo disse que com essa Audiência Pública pretende dar o primeiro grande passo para planejar e ordenar uma região do Amazonas que tem grande importância econômica, política, cultural e ambiental para o Brasil e para o planeta terra.


 


De Manaus


 


Jerson Aranha