Paraguai: Duarte pode renunciar para assumir vaga no Senado
O presidente paraguaio, Nicanor Duarte Frutos, reiterou nesta quarta-feira (23) a possibilidade de apresentar sua renúncia antes do dia 15 de agosto, data em que o recém-eleito Fernando Lugo tomará posse. “É uma possibilidade que estamos avaliando. Veremo
Publicado 24/04/2008 13:38
Os novos membros parlamentares devem assumir no próximo dia 1º de julho, data em que Duarte Frutos pretende se tornar “senador vitalício”, já que a Constituição paraguaia reserva tal direito aos ex-presidentes da República. Caso deixe o cargo, seu lugar será ocupado até 15 de agosto pelo atual vice, Francisco Oviedo.
Críticas a Lugo
O atual presidente disse que Fernando Lugo terá dificuldades para exercer seu mandato em virtude de sua base de apoio no Congresso. “O senhor Lugo, o bispo Lugo, tem que saber que aqui se deve formar pactos, acordos”, disse Duarte Frutos, que falou que “no próximo mandato o poder será do Congresso”, pois “Lugo não tem base política”.
Segundo ele, o Partido Liberal, principal da aliança que levou Lugo à vitória, terá o mesmo número de senadores do Partido Colorado, embora não tenha comentado sobre as outras forças que vão compor o Parlamento.
Outro membro importante do Partido Colorado tem adotado um discurso mais brando em relação a Lugo. O ex-vice presidente Luis Castiglioni, cuja candidatura à Presidência foi preterida em favor de Blanca Ovelar, disse que seu grupo político fará uma oposição responsável. “Vamos apoiar todas as propostas que beneficiam o povo”, declarou.
Fonte: Ansa Latina