Encontro fundará a CTB no Ceará
A partir das 9 horas desta sexta-feira, dia 25 de abril, no Clube da Caixa, em Messejana, terá início o I Encontro Estadual da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB, no Ceará. O evento marcará a fundação da seção estadual da mais nova
Publicado 24/04/2008 17:38 | Editado 04/03/2020 16:36
A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, a Central foi fundada nacionalmente em dezembro de 2007, na cidade de Belo Horizonte, e contou com a presença de 556 entidades sindicais, representando 6 milhões de trabalhadores na base e já se configurou como a terceira central sindical do país. No Ceará nasce com 26 entidades filiadas, dos mais diversos ramos de atividades: Comercio, Saúde, Serviços, Portuários, Industria, Serviço Público e Trabalhadores Rurais.
Participam da CTB sindicatos ligados a Corrente Sindical Classista-CSC e ao Sindicalismo Socialista Brasileiro-SSB, além de sindicalistas independentes que buscam um sindicalismo mais sintonizado com as lutas dos trabalhadores e desejosos de promover mudanças mais profundas no Brasil. A maioria dos sindicalistas que atuam na nova central são oriundos da CUT e não concordavam com a falta de democracia interna e com a perda da autonomia da central em relação aos governos, principalmente a partir da eleição do Presidente Lula.
A CTB nasce defendo o principio da unicidade sindical, a unidade dos trabalhadores do campo e da cidade, a autonomia em relação aos governos de qualquer esfera, a regulamentação das convenções 151 e 158 da OIT, a redução da jornada de trabalho sem redução de salários e a democracia no movimento sindical.
De Fortaleza,
Marta Brandão