Editora Anita Garibaldi participa do Salipi

A Editora Anita Garibaldi vai participar do Salão do Livro do Piauí (Salipi) que acontece nos dias 1º a 7 de junho no Centro de Convenções de Teresina. No evento, Adalberto Monteiro e Joan Edessom de Oliveira farão lançamentos de livros no stand da editor

O lançamento e a tarde de autógrafos com os autores acontecem no domingo, dia 1º. As obras a serem lançadas serão: “As delícias do amargo & uma Homenagem”, de Adalberto Monteiro e “Do vôo dos elefantes e outros azuis”, de Joan Edessom de Oliveira.



As delícias do amargo & uma Homenagem é o terceiro livro de poemas de Adalberto Monteiro, o livro se fez a partir de uma diversidade de motivações poéticas. Nele comparecem o lirismo, o erotismo, a temática social e ecológica e a poesia falando de si e dialogando com as outras manifestações artísticas. A homenagem a que se refere o título do livro, sexta e última parte da obra, é tributo do poeta a um dos principais líderes do movimento revolucionário e dos comunistas brasileiros, João Amazonas. Com esse intrigante As Delícias do Amargo, a poesia convida o leitor a romper com a rotina alienante e o conduz aos campos do inusitado, aos mares de prazeres desconhecidos ou pouco explorados.



Do vôo dos elefantes e outros azuis é o segundo livro de poesias de Joan Edessom de Oliveira. Publicado em 2007, o livro, no dizer do poeta e jornalista Adalberto Monteiro, “anuncia uma fabulosa descoberta: há um país azul escondido dentro das pedras, oculto nas léguas longas e cinzas dos Inhamuns – território das profundezas do sertão do Ceará, parte integrante do que a ciência chama de nordeste seco brasileiro”. Nas palavras de Jaci Bezerra, poeta pernambucano, a poesia de Joan, “pelo seu domínio da linguagem, sua elegância formal e sua visão de mundo, é toda impregnada de ternura e de uma profunda solidariedade humana”. Caio Porfírio Carneiro, contista cearense radicado há décadas em São Paulo, afirma que há, nos versos do poeta, “um querer bem ilocalizável, que perpassa por esta criação e nos dão a dimensão do sentido atávico de apego ao amor, à natureza e à terra”.



ADALBERTO MONTEIRO


O autor, Adalberto Monteiro, tem 50 anos, é jornalista e poeta. Como jornalista é editor da revista Princípios e integra a equipe editorial do portal Vermelho. Ativista político, é membro da direção nacional do Partido Comunista do Brasil e preside o a Fundação Maurício Grabois. Adalberto é piauiense de Cocal e residiu muito tempo em Goiânia, Goiás. Nos últimos anos, mora na cidade de São Paulo.



JOAN EDESSOM


Joan Edessom nasceu em Cedro, no centro-sul cearense, em 07 de novembro de 1965. Professor, militante comunista, poeta, contista, publicou em 1999 Com margaridas nos olhos, volume de poesia ganhador do Prêmio Farias Brito de Literatura. Ganhou o Prêmio Cidade de Fortaleza por três vezes (1996,1997 e 2000), o Prêmio Domingos Olímpio de Literatura (2000 e 2001) e o Prêmio Ideal Clube de Literatura (2001). Tem trabalhos publicados em revistas de circulação nacional como a Revista Cult, Revista Brasileira de Literatura, Revista Papangu e Revista Caos Portátil.


 


De Teresina,
Daiane Rufino