PCdoB vai realizar convenções em 133 cidades do Piauí
Começa nesta terça-feira, dia 10, o prazo para realização das convenções municipais que definirão candidaturas a prefeito e vereadores nas cidades de todo o Brasil. No Piauí o PCdoB vai realizar convenção em 133 municípios, incluindo a capital Teresina, q
Publicado 09/06/2008 12:21 | Editado 04/03/2020 17:02
Para organização das convenções, a Comissão Política do PCdoB elaborou um conjunto de normas para orientar os diretórios municipais de como realizar suas convenções. O secretário de Organização do PCdoB, George Wellington é o responsável pelas orientações junto aos comitês municipais.
Segundo George Wellington, o PCdoB poderá ter em torno de 15 candidatos a prefeitos, 15 candidatos a vice-prefeitos e 300 candidatos a vereador em todo o Estado. Em relação às eleições municipais de 2004, o PCdoB vai aumenta em 50 por cento o número de candidatos na disputa eleitoral deste ano.
A normatização indica que o registro dos candidatos e coligações só poderá ser requerido após o Comitê Estadual ter referendado as decisões das Convenções Eleitorais Municipais, com base na Resolução nacional eleitoral. Em caso de substituição de candidatos ou coligação, conforme estabelecido em Lei, a mesma será feita em reunião plenária extraordinária do Comitê Municipal ou de sua Comissão Política até o dia 03 de julho.
Os partidos são obrigados a fazer a divulgação da convenção através de edital para que todos filiados tomem conhecimento do evento. Podem participar da convenção com direito a voto, os militantes que se filiaram até 30 dias antes da convenção.
Os delegados para participar da convenção serão eleitos em Assembléias das Organizações de Base, ou em Plenárias de militantes e filiados, de acordo com critério numérico de proporcionalidade para a eleição de delegados à Convenção Eleitoral Municipal.
O modelo de ata da convenção e de edital está disponível na sede do PCdoB, em Teresina.