Neuramir Amorim assume como segundo deputado do PCdoB no Ceará

Com o licenciamento do deputado Edísio Pacheco (PV), por 120 dias para tratar de interesses particulares, assumiu, nesta sexta-feira (20/06) a cadeira de titular o deputado Neuramir Gomes de Amorim (PCdoB). O novo parlamentar foi saudado pelos colegas pre

O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Domingos Filho (PMDB), destacou que já conhecia Neuramir antes de chegar à cadeira parlamentar por ser seu parente, amigo e por sua militância política no município de Parambu, na região dos Inhamuns. Ele disse que este é ”um momento histórico por ser o primeiro deficiente visual a chegar a uma cadeira na Assembléia na região Nordeste e o segundo do Brasil, razão suficiente para sensibilizar a todos os cearenses”.


 


Em seu pronunciamento de posse, Neuramir disse que é importante que as pessoas conheçam sua história. Ele relatou que nasceu com 10% da visão e aos 10 anos perdeu totalmente a acuidade visual. Apesar das dificuldades, começou a trabalhar com oito anos de idade por ser de família com poucas posses. “Fui vendedor de dindim, engraxate, vendi balas nas escolas”, recordou ele.


 


“Quando foi fazer tratamento em Goiânia, soube através do médico, que não tinha cura, mas o médico disse que em 10 anos haveria um tratamento”, lembrou Neuramir. Baseado nessas palavras, ele afirmou entender que precisaria trabalhar para que no dia que houvesse cura ele tivesse condições de pagar cirurgia.


 


“Somente após oito meses, consegui um emprego com um amigo, que me deu a primeira oportunidade. Os outros pensavam que eu ia perder o dinheiro, as mercadorias ou ser atropelado, por isso não me empregavam. Vendia de porta em porta, sem visão. Depois virei patrão, comerciante do meio empresarial”, disse ele.


O novo deputado pediu que as pessoas com deficiências no Estado apresentem idéias para que ele, na Assembléia, possa auxiliá-los com projetos para pessoas com necessidades especiais. Ele também agradeceu a seus eleitores, principalmente em Parambu, onde teve sua maior votação.


 


O deputado Lula Morais (PCdoB) saudou o companheiro de bancada, lembrando que ele obteve uma quantidade de votos significativa. Ele também leu mensagem do senador Inácio Arruda, saudando o novo deputado do PCdoB. A deputada Rachel Marques disse que a presença de Neuramir é “uma honra”, pelo seu exemplo de vida e pela coragem.”Nós que fazemos parte da frente parlamentar em defesa das pessoas com deficiência, queremos acolhê-lo”, afirmou ela.


 


Também fizeram saudação ao novo deputado os deputados Artur Bruno (PT), Roberto Cláudio (PHS), José Albuquerque (PSB) e Gony Arruda (PSDB). Este último considerou que a contribuição que Neuramir pode dar à Assembléia é “grande, pois ele tem muito a ensinar”.


 


Fonte: Assembléia Legislativa