Secultfor lança edital do Pré-carnaval 2009
As inscrições para blocos de pré-carnaval de rua de Fortaleza começam no dia 15 de agosto e seguem até 19 de setembro. O Edital já está disponível no site da Prefeitura
Publicado 08/08/2008 13:03 | Editado 04/03/2020 16:36
Que as bandas de sopro, metais e percussão comecem a tocar as marchinhas, frevos e sambas. A Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), acaba de lançar o Edital de Fomento aos Blocos de Pré-Carnaval de Rua de Fortaleza 2009, com o objetivo de apoiar projetos na área e fortalecer e democratizar o pré-carnaval de rua, valorizando a participação das comunidades locais.
Os projetos de blocos serão incentivados com R$ 300 mil no total, distribuídos entre os 50 blocos selecionados, cabendo a cada um deles o valor de R$ 6.000,00 (seis mil reais), através de concurso público. O Edital já está disponível no site da Prefeitura: www.fortaleza.ce.gov.br e as suas despesas estão inseridas no Programa de Desenvolvimento da Cultura, que direciona recursos do Orçamento da Secultfor para o fomento e desenvolvimento das redes responsáveis pela produção das expressões culturais.
Para participar do processo de seleção, os proponentes devem ser pessoas físicas maiores de 18 anos ou jurídicas que sejam comprovadamente representantes de Blocos de Rua, com sede e foro em Fortaleza, sem fins lucrativos. As inscrições deverão ser feitas diretamente na sede da Secultfor, no horário de 8h às 17h, na rua Pereira Filgueiras, nº 04, Centro, ou encaminhadas através dos serviços dos Correios, através de correspondência registrada com “Aviso de Recebimento”. Somente serão aceitas propostas cujo registro de postagem esteja datado até o dia 16 de setembro de 2008.
A Secultfor elegerá uma comissão para avaliação dos projetos e conferência da documentação, que levará em consideração quesitos como blocos de pré-carnaval de rua que tenham como local de concentração e desfile espaços públicos tais como, praças, parques, ruas ou avenidas; que tenham desfilado por, no mínimo, quatro dias no período de pré-carnaval de Fortaleza em anos anteriores; que tenham previsão de público superior a 100 pessoas; que utilizem banda de sopros e metais, charanga e/ou bateria fundamentada em ritmos de raiz; que zelem pelo espaço público, respeitando a legislação local, com relação a horários, volume de som e preservação do meio ambiente; que respeitem a ordem e a cidadania, cujos locais de concentração e percurso do desfile não incluam hospitais, casas/postos de saúde, equipamentos culturais, públicos ou privados; que utilizem somente carros de som com altura máxima de 3 metros, respeitado o volume máximo de 98 decibéis (Resolução CONAMA nº 204/2006).
Os resultados serão divulgados no Diário Oficial do Município e no site da Prefeitura em data a ser definida pela Comissão Organizadora do evento.
O Pré-Carnaval – O Pré-Carnaval de rua de Fortaleza já pode ser considerado o maior evento popular da Cidade, visto que é uma manifestação tradicional que mobiliza toda a comunidade local, por meio dos blocos, que são instituições organizadas, e das brincadeiras espontâneas.
Os blocos de rua surgiram na década de 80 durante os sábados que antecedem o carnaval, tendo como representantes históricos os blocos “Periquito da Madame”, na Beira Mar, “Que Merda é Essa”, na Praia de Iracema, e “Quem é de Benfica”, no Benfica, bairros tradicionais, redutos da cultura e boemia da cidade. Nos últimos anos, a agradável surpresa para os foliões de carteirinha tem sido o crescimento o surgimento de novos a cada ano, em todos os cantos da cidade. Hoje existem mais de 70 (setenta) blocos de pré-carnaval registrados no cadastro da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), instituição que apóia os brincantes desde 2005.
Os blocos de rua de pré-carnaval fortalecem as raízes culturais de Fortaleza e estimulam a criação artística através do trabalho de artistas plásticos, estilistas, artesãos e músicos envolvidos com o evento. E a Secultfor tem um papel indispensável no fomento e circulação da produção cultural da Cidade: por meio de concursos públicos, projetos artísticos concorrem entre si, sendo avaliados por comissões de seleção especializadas. O investimento da Prefeitura Municipal de Fortaleza em projetos de caráter cultural prevê contrapartidas capazes de garantir ao maior número de pessoas acesso aos eventos e produtos culturais gerados a partir dos editais. É imperativo, portanto, que todos os eventos financiados pelo erário municipal aconteçam em espaços públicos e sejam gratuitos.
Fonte: Secultfor