Escolas de Maranguape em defesa da erradicação do trabalho infantil
Dez escolas da rede municipal de ensino de Maranguape foram contempladas com o Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (PETECA). O programa implementado pelo Ministério Público do Trabalho em parceria com a Univers
Publicado 31/01/2009 14:39 | Editado 04/03/2020 16:35
Segundo a coordenadora pedagógica municipal, Zélia Moura, Maranguape já está na segunda fase de implantação do PETECA. “A primeira foi o curso de capacitação com a coordenação pedagógica e agora vamos realizar a oficina de formação dos professores das escolas participantes do programa”, salientou. Na oficina, que acontece entre os dias 9 e 13 de fevereiro, na Escola Rio Grande do Norte, serão repassados conteúdos referentes à legislação que trata do trabalho infantil, rede de proteção social e orientações pedagógicas para abordagem do tema trabalho infantil.
As escolas municipais inseridas no PETECA são: João Cirino Nogueira (Sapupara), José de Moura (Cachoeira), Zilda Barros ( Lages), Deputado Manuel Rodrigues (Sede), José Pereira de Sousa (São João do Amanari), Leonor de Castro (Jubaia), Rio Grande do Norte (Sede), Menino Jesus (Vassouras), Carlos Pereira (Penedo) e Direitos Humanos (sede).
Dentre os critérios para a seleção, conforme normas do programa, as unidades de ensino deveriam oferecer do 6º ao 9º Ano, e estarem localizadas em áreas que apresentem índice de trabalho infantil.
De acordo com Zélia Moura, o Plano de Ação de Maranguape terá início em março com a abordagem dos temas em sala de aula pelos professores treinados estimulando os alunos a desenvolverem atividades como poesias, peças teatrais, debates, além de outros.
Fonte: Prefeitura de Maranguape