Comunistas do Rio celebram aniversário do PCdoB
O PCdoB do Rio de Janeiro reuniu na noite de 23 de março militantes e amigos para comemorar os 87 anos do Partido, no plenário da Câmara de Vereadores, onde foi realizada uma Sessão Solene em homenagem ao aniversário do Partido. A cerimônia foi aberta pel
Publicado 24/03/2009 17:17 | Editado 04/03/2020 17:04
A presidente estadual do PCdoB, Ana Rocha, que presidiu a cerimônia, lembrou as tarefas do Partido para este ano e os desafios da disputa eleitoral de 2010: “Não podemos permitir um retrocesso na eleição de 2010. Temos a responsabilidade de construir um palanque poderoso para a sucessão de Lula e eleger uma ampla bancada de deputados federais e estaduais do PCdoB”. Ana disse ainda que “o PCdoB comemora os 87 anos atento aos desafios do momento e começa a importante tarefa de preparar o debate sobre o 12º Congresso do Partido”.
Em sua exposição, o secretário nacional do PCdoB, Walter Sorrentino, abordou os desafios dos comunistas neste momento, a crise econômica mundial e o 12º Congresso do PCdoB. “O Partido comemora seus 87 anos em meio a uma situação desafiadora, seja no plano nacional, seja no plano internacional. Nosso 12º Congresso estará impregnado das grandes questões, do momento complexo que vive o mundo. A crise da globalização representa a falência das reformas neoliberais das últimas décadas”, destacou Sorrentino.
Segundo Walter, é importante enfrentar e vencer a disputa presidencial de 2010, com um programa que amplie os direitos sociais e que faça a defesa mais avançada dos interesses nacionais. Segundo ele, esses serão alguns dos desafios da esquerda brasileira no momento.
“Nosso símbolo é a foice e o martelo”
A atual secretária de Cultura do Rio, Jandira Feghali, salientou a importância da militância nas diversas esferas onde o PCdoB está presente. “Nesses 87 anos, fazemos uma homenagem aos militantes, valorizando-os, seja na luta institucional ou na luta social”, destacou Jandira completando que “nossa cor é vermelha, nosso símbolo é a foice e o martelo e a sigla é PCdoB. Essa é nossa marca na defesa do socialismo”.
O deputado federal Edmilson Valentim também destacou a importância dos militantes do Partido, que segundo ele está inserido nas diversas camadas da sociedade. O parlamentar ainda falou da participação do PCdoB na construção de um governo democrático e avançado e que “o desafio é enorme, somos respeitados por todas as forças políticas, pois somos um Partido de ideias, que cada vez mais são reproduzidas”.
Segundo o presidente do PT do Rio de Janeiro, Alberto Cantalice, o PCdoB é uma referência partidária para os petistas e o parceiro principal do partido “na defesa do governo Lula e do Brasil”.
A comemoração também contou com a presença do vice-prefeito do Rio, Carlos Alberto Muniz, que falou sobre a nova gestão da prefeitura e chamou o PCdoB a contribuir para superar os desafios no governo municipal. O ato também contou com a presença do deputado estadual Fernando Gusmão, os vereadores do PCdoB de Angra Aguilar Ribeiro e José Antônio Gomes, do presidente da CTB/RJ, Maurício Ramos e do ex-vereador e atual coordenador político da Prefeitura do Rio, Sami Jorge, e do presidente do Cremerj, Luís Fernando.
O Partido também apresentou o vídeo “A voz da militância” em homenagem a camarada Elza Monnerat. Em 2009 completam-se cinco anos de seu falecimento. Além da própria Elza, o vídeo trouxe depoimento de diversos militantes, novos ou antigos, do PCdoB.
Festa
No dia 28 continua a comemoração dos 87 anos do PCdoB. O Comitê Municipal do Rio prepara uma grande festa no Tabuleiro da Baiana, em Botafogo, a partir das 15hs, com muito samba e chorinho. O endereço é Rua Carlos Peixoto, 140, próximo à Fesp, em cima do túnel do Rio Sul. O Partido está vendendo ingresso ao preço de R$ 5,00, na sede do Partido.
Do Rio de Janeiro
Marcos Pereira