Governo recebe missão italiana para selar acordo
Uma missão italiana da Província de Toscana foi recebida, no último sábado (28), pelo governador Wellington Dias, em sua residência oficial. O objetivo da visita é dar prosseguimento a uma série de encaminhamentos que contemplam um acordo de cooperação en
Publicado 30/03/2009 09:50 | Editado 04/03/2020 17:02
Uma missão italiana da Província de Toscana foi recebida, no último sábado (28), pelo governador Wellington Dias, em sua residência oficial. O objetivo da visita é dar prosseguimento a uma série de encaminhamentos que contemplam um acordo de cooperação entre o governo do Piauí e o italiano.
Na ocasião, o governador ressaltou a importância da parceria para o incentivo ao turismo local, voltado para a geração de emprego e renda, e destacou ainda o potencial do Estado em riquezas naturais, importantes pontos turísticos, como o Delta do Parnaíba e a Serra da Capivara, além do desempenho na agricultura através da produção de grãos como a soja na região dos cerrados.
Dentre os assuntos abordados, esteve a realização de um worshop cuja temática será voltada para a experiência italiana quanto à gestão de áreas de proteção. Segundo o coordenador de Relações Internacionais, Sérgio Vilela, a ideia é trazer especialistas na área e reunir todos os presidentes e diretores de parques para essa discussão. “É um momento não só de conhecer as experiências italianas, mas também de integração das várias experiências apresentadas”, ressalta.
O secretário de Artesanato, Indústria, Inovação, Promoção e Internacionalização do Sistema Produtivo da Toscana, Ambrogio Brenna, falou da importância do evento que serve também de continuidade e encadeamento de ações voltadas ao desenvolvimento do turismo no Estado, já que o workshop será realizado um mês depois do Congresso Internacional de Arqueologia, na cidade de São Raimundo Nonato. “É um caminho traçado para o desenvolvimento do turismo e conservação”, destacou.
No que se refere a áreas de proteção, coube destaque ao Parque da Serra das Confusões. Está em andamento um projeto para a sua estruturação para que seja aberto ao público. A intenção do governo é que isso já seja possível num prazo de um ano. Para tanto, serão definidas as áreas de atuação de cooperação, bem como as do próprio governo estadual, como estradas, espaço para museu, guaritas, capacitação do pessoal, espaço para alimentação, dentre outras ações.
Na reunião, foi enfatizado o interesse de se trabalhar a viabilidade econômica dos parques. De acordo com o governador, o Brasil tem muito o que aprender com a Itália. “Aqui os parques são dependentes de recursos da União e dos Estados”.
A reunião foi acompanhada por Denise Carvalho, do Instituto Chico Mendes, e por assessores da Presidência da República para assuntos internacionais.
Fonte: CCom