Gutemberg Dias: Viva o PCdoB, o Partido do Socialismo

O PCdoB é um partido de luta e de idéias revolucionárias e desde 1922 vêm defendendo o povo desse Brasil. Fazendo-se as contas lá se vão 87 anos de vida. Sua história é gloriosa. Sua trajetória muito tortuosa. Sua luta ideológica a mesma, travada em prol

Mesmo nas maiores adversidades as bandeiras do partido estiveram erguidas, trazendo esperanças aqueles que tinham em seus corações a chama da mudança. Esse é o partido que faço parte, capaz de analisar os cenários postos e escolher o caminho certo e não o mais curto para se estabelecer o socialismo no Brasil.


 


Em Mossoró, o PCdoB teve seu núcleo estabelecido pela primeira vez em 1927, por um grupo de sindicalistas. Homens trabalhadores da indústria do sal, que se organizaram às escondidas e que tiveram sua associação denominada de “Sindicato do Garrancho”, por fazerem suas reuniões no meio do mato, fugindo da perseguição aos trabalhadores organizados e aos comunistas impostas pelos grupos oligárquicos da época. A história mossoroense relegou ao esquecimento nomes como Jonas Reginaldo, Chico Guilherme, esse último tendo sido o mais lembrado de todos, por iniciativas de comunistas mais novos.


 


Como no Brasil, o Partido em Mossoró sofreu derrotas, assassinatos, calúnias, mas chegou a ocupar na década de 1940 um espaço na legislatura municipal, exatamente com o camarada Chico Guilherme. Sua vida legislativa durou pouco tempo, assim como as dos nossos representantes no senador, Carlos Prestes, e dos nove deputados eleitos a Câmara Federal. Outra vez, a ditadura e o afronte a democracia nesse país prevaleceu. Os resultados todos já sabem, a nossa sina éramos ser clandestinos.


 


Foi na clandestinidade que o PCdoB viveu mais tempo. Mesmo, nessa condição sempre esteve se organizando e organizando os trabalhadores e a sociedade. Foi o Partido que nas principais lutas do povo brasileiro puxou as discussões que ajudaram o Brasil a ser o país que ele é hoje. O grande exemplo é o movimento “O petróleo é nosso”, onde nomes como o de Caio Prado Jr e João Amazonas, que cerraram fileiras para garantir a soberania do Brasil sobre o “Ouro Negro”. 


 


No período ditatorial imposto ao nosso país pelos militares, nossos camaradas se organizaram e lutaram contra a opressão do estado ditador. Sofremos muito nesse período em função dos tantos assassinatos patrocinados pela repressão, mas graças a organização e certeza da luta por um Brasil melhor, estabelecemos um núcleo de luta contra o regime no Araguaia, onde mais de 70 camaradas lutaram e morreram bravamente contra as atrocidades do poder dos generais.


 


Esse partido, que hoje poderia ser chamado de vovô, é uma organização que é fruto da história brasileira, que se apresenta na luta de homens e mulheres, jovens e idosos, brancos e negros, heterossexuais e homossexuais por um Brasil mais igualitário e livre da subjugação do capital e do homem pelo homem. 


 


É numa linha atuação democrática e participativa que o Partido projeta seu crescimento e convoca a população a se juntar na luta pela reforma da educação, reforma política, reforma urbana, reforma agrária e na luta por uma mídia mais democrática. É por tudo isso que tenho a honra de ser membro do PCdoB – Partido Comunista do Brasil. 


 


Viva o PCdoB nos seus 87 anos e que tenha uma vida longa de muita luta pelo povo de Mossoró e do Brasil.
 
 


por Gutemberg Dias – Presidente Municipal do PCdoB / Mossoró-RN