Ministro abre Conferência de Promoção da Igualdade Racial
Tudo pronto para a 2ª Conferência Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Conepir), que acontecerá de domingo a terça-feira (24 a 26), no Gran Hotel Stella Maris, em Salvador. No domingo, às 19h, a solenidade de abertura contará com a prese
Publicado 22/05/2009 17:13 | Editado 04/03/2020 16:20
O objetivo da Conepir é avaliar dos avanços, desafios e perspectivas da política estadual de promoção da igualdade racial na Bahia, estado que concentra 35% dos 100 municípios mais negros do país, para que sejam apontados caminhos que conduzam à eliminação das desigualdades raciais.
A Conepir acontece num momento em que o Brasil debate formas de reparação pela falta histórica de políticas públicas voltadas para a população negra no país. Exemplos destas ações afirmativas, ambas em tramitação no Congresso Nacional, são as cotas universitárias e o Estatuto da Igualdade Racial, que defende os que sofrem preconceito ou discriminação em função de sua etnia, raça e/ou cor. Na Bahia, a conferência é coordenada pela Secretaria de Promoção da Igualdade (Sepromi), em parceria com o Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra (CDCN).
Todas as orientações para a participação dos delegados eleitos nas 31 plenárias, realizadas com o envolvimento de mais de 100 municípios baianos, estão disponíveis no portal www.conepir.sepromi.ba.gov.br. O hotsite, que concentra todas as informações sobre a 2ª Conepir e link para a versão nacional da atividade, contém web tv, web rádio e sessão de notícias com a cobertura das conferências municipais, regionais e territoriais.
O portal também disponibiliza os regimentos, os decretos da 2ª Conepir e da 2ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade (Conapir), que acontece em Brasília, de 25 a 28 de junho.
Fonte: Agecom