Prefeitura de Aracaju agiliza socorro às famílias
Mesmo com a situação sob controle, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, determinou maior agilidade por parte das secretarias e órgãos municipais às famílias prejudicadas pelas chuvas que vêm caindo na capital. Os relatórios apresentados pelos secre
Publicado 22/05/2009 21:00 | Editado 04/03/2020 17:20
Um dos focos do encontro foram os trabalhos que a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) está realizando em diversos pontos ao mesmo tempo. “Fizemos a retirada de material arenoso de morros e encostas no Santa Maria, Coqueiral e Cidade Nova, além da demolição de barracos ameaçados em diversos bairros; escoramento de imóveis antigos no Centro; desobstrução de canais na 13 de Julho e recuperação de canais no Santo Antônio”, informou o presidente da Emurb, Paulo Costa.
Costa lembrou que foi montado um programa de atuação emergencial para solucionar os problemas provocados pelo grande volume de água na cidade e que agora as ações estão se concentrando na Zona de Expansão. “Equipes estão atuando desde a semana passada na desobstrução das bocas-de-lobo e travessias de bueiro, implantação de rede de drenagem e implantação de uma segunda rede de drenagem na região. Ainda foram colocadas bombas de sucção para retirar águas represadas no conjunto Costa do Sol e Atalaia Sul”, lembrou.
Outros assuntos tratados durante a reunião foram o atendimento de saúde às vítimas de alagamento, aluguel de casas, vacinação, prevenção a epidemias, entrega de alimentos, roupas, cobertores e colchões, kits de higiene e limpeza, entre outros itens de primeira necessidade às pessoas acomodadas em abrigos provisórios ou em casas alugadas pela Prefeitura de Aracaju. “As 40 famílias desabrigadas já foram atendidas, sendo 17 no galpão alugado no Santos Dumont. As outras 23 já escolheram moradias cujos aluguéis serão pagos pela PMA”, enfatizou a secretária de Assistência Social, Rosária Rabêlo.
Doações
O recebimento de doações para as famílias prejudicadas também foi citado no encontro. “Mesmo com todos os itens entregues pela Prefeitura, a população mais necessitada ainda precisa de mais, como roupas e alimentos. O público pode deixar os materiais no Centro Administrativo da Prefeitura, no Costa e Silva, e na Estação Cidadania, na praça Olímpio Campos, no Centro, das 8h às 12h e das 15h às 17h, de segunda a sexta-feira”, acrescentou Rosária.
Edvaldo Nogueira reforçou ao final do encontro que todos estão mobilizados e que isso vem ajudando a minimizar os danos às famílias. “Precisamos seguir de prontidão e à frente das ações, como estamos fazendo. A situação está sob controle, mas nosso trabalho só começou. Vamos fazer tudo o que é necessário e possível para evitar novos alagamentos e desmoronamento de lares. Aracaju recebeu um volume de chuvas muito superior à média dos anos anteriores, mas está suportando até melhor que as demais capitais, devido ao suporte e ao trabalho preventivo”, resumiu o prefeito.