Encontro aponta rompimento para superação da crise

Aproximadamente 300 pessoas, de 19 cidades paulistas, participaram do Encontro Regional do PCdoB, promovido pelo Comitê Estadual e realizado em Campinas/SP. Dentre elas, várias autoridades. Presidentes municipais do PCdoB, vereadores – Niraldo Siqueira e

Os debatedores apontaram a oportunidade que Brasil tem para superar a crise a partir do rompimento com a lógica capitalista. Para isso, o deputado federal, Aldo Rebelo, prega a união das forças avançadas e democráticas, como elemento para que o projeto político atual tenha continuidade, e o país e sua economia se fortaleçam. Segundo o deputado, esse é o desafio para que o Brasil se constitua numa sociedade socialmente mais equilibrada e desenvolvida.


 
O deputado estadual, Pedro Bigardi, compactua do mesmo raciocínio. Ele considera que o Brasil tem, hoje, uma situação melhor do que outros países em função do que o governo Lula tem feito ao longo de seus dois mandatos. Para ele, é neste momento de crise que o país deve repensar sua estrutura política, social e econômica.


 
'Eu acho que nós temos algumas medidas que são contingenciais. Medidas que estão sendo tomadas nesse momento, mas a grande discussão que deve ser feita é qual a medida estrutural que devemos fazer pensando no futuro?”, analisa. Para Bigardi, o Brasil tem que apresentar um projeto renovador que adote políticas sociais consistentes “Teremos eleições no ano que vem, será uma grande oportunidade para mostrarmos esse projeto de país”, finaliza.


 
Sérgio Benassi, vereador pelo PCdoB de Campinas, vê na crise um grande desafio. “Temos que nos preparar de forma muito consciente. Se pensarmos que, desde o primeiro governo Lula, o Brasil persegue um novo projeto de desenvolvimento, temos agora uma grande oportunidade. Há um desejo nacional de desenvolvimento e crescimento”, raciocina. Para o vereador, se quisermos nos tornar numa grande nação, precisamos encontrar as fórmulas das nossas bases fundamentais.


 
“Uma crise como a atual pode fazer surgirem os contrapontos, as opiniões. Nós temos a oportunidade de apresentar o nosso projeto, seguramente o mais avançado entre todas as correntes que estão se apresentando. Há uma enorme perspectiva do Brasil caminhar para uma ruptura com esse modelo. Avançar e superar suas limitações. Para o PCdoB resta, nesse cenário, um papel de protagonista pela clareza que tem dos fenômenos históricos, pelas propostas que tem para esse processo de transformação e desenvolvimento radical”, conclui Benassi.


 
De Campinas, Agildo Nogueira Jr.