Municípios do Vale do Jaguaribe formalizam Consórcio da Saúde

O consórcio será responsável pela gestão da policlínica e do centro de especialidades odontológicas

Municípios do Vale do Jaguaribe participaram da assinatura do Protocolo de Intenção de formalização do Consórcio Regional da Saúde da 9ª Coordenadoria de Saúde. O secretário da Saúde do Estado, João Ananias, esteve com os prefeitos da região. O consórcio será responsável pela gestão da policlínica e do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) que estão sendo construídos em Russas pelo Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura. A policlínica está custando R$ 3,3 milhões.


 


O consórcio regional de saúde é o modelo de gestão adotado pelo Governo do Estado para as novas unidades de saúde pública que serão entregues à população em todas as 21 regionais de saúde até 2010. Serão, no total, 21 policlínicas, com quatro já em construção (em Tauá, Russas, Pacajus e Baturité) e 16 CEOs, quatro deles em construção (nos municípios de Acaraú, Baturité, Juazeiro do Norte, Ubajara e Russas). A 9ª Cres, que concentra uma população de 195.277 habitantes, é formada pelos municípios de Jaguaretama, Jaguaruana, Morada Nova, Palhano e Russas. Depois de assinado, o Protocolo de Intenção é encaminhado para ratificação na Assembléia Legislativa e transformado em lei. Em seguida, são elaborados o estatuto e o regimento interno e feita a pactuação do contrato do programa, obrigações referentes a encargos, serviços e bens necessários à implementação do consórcio. Outra etapa é o contrato de rateio, que estabelece as obrigações financeiras, os compromissos da aplicação dos recursos pelos entes consorciados.


 


São definidas a dotação orçamentária específica ou créditos adicionais por cada ente consorciado. Organizado e estruturado, o consórcio está pronto para funcionar. Já foi feita a assinatura do Protocolo de Intenção os municípios das Cres de Caucaia, Baturité, Itapipoca, Aracati, Quixadá, Sobral, Acaraú, Tianguá, Crateús e Iguatu.


 


A Construtora VNC Ltda. já instalou o canteiro da obra de construção da Policlínica de Russas. Cada policlínica terá 92 profissionais e realizará 3.696 consultas mensais. Nas novas policlínicas, a população terá acesso a exames e serviços que atualmente, na rede pública, são realizados somente na Capital. É o caso do ecocardiograma, ofertado hoje por três hospitais estaduais, localizados na Capital: Hospital Geral de Fortaleza, Hospital de Messejana e Hospital Geral César Cals. “Com esse serviço queremos acabar com a fila de espera pelo ecocardiograma, sem ser necessário o paciente sair da região onde mora”, diz o secretário da Saúde, João Ananias.


 


Ajuda imediata


 


Ainda segundo ele, o Estado tem pressa, pois “os municípios que já começaram assinando esse consórcio nós já vamos ajudar, mesmo antes da conclusão das policlínicas ao invés de esperar um ano, a gente começa agora”. Já o prefeito Raimundo Cordeiro destacou que a parceria do consórcio vai auxiliar as ações do município. “Todo esforço que nós estamos concentrando na saúde é muito importante para uma vida melhor das pessoas, e esse consórcio vem apoiar ainda mais o que já estamos fazendo”.