Prefeitura de Fortaleza realiza Seminário de Formação para a Conferência de Comunicação
O encontro acontece entre os dias 31 de julho, 01 e 02 de agosto, no Auditório do IMPARH (Av. João Pessoa, 5609)
Publicado 24/07/2009 10:59 | Editado 04/03/2020 16:34
A Prefeitura de Fortaleza realiza no próximo final de semana um Seminário de Formação para a Conferência Municipal de Comunicação. O objetivo do encontro é avançar na qualidade técnica e conceitual para contribuir com o fortalecimento da Comissão Estadual Pró-Conferência de Comunicação (CPC-CE).
A Coordenadoria de Comunicação Popular e Alternativa da Prefeitura de Fortaleza, que também participa da CPC-CE, avalia que é preciso avançar em temas polêmicos como o a concentração da mídia, a participação popular nas tvs públicas e as concessões das rádios comunitárias.
Poderão participar do evento comunicadores populares e/ou representantes de entidades que se utilizam de ferramentas de comunicação e debatem a democratização da comunicação. São Sindicatos, Partidos, Organizações Não-Governamentais, Centrais Sindicais, Universidades, Faculdades, Diretórios Acadêmicos, e interessados em discutir o tema.
Ainda não há data confirmada para a realização da Conferência Municipal de Comunicação “Certamente será ainda no segundo semestre deste ano”, afirma Joana D’arc Dutra, membro da Coordenadoria de Comunicação Popular e Alternativa da Prefeitura de Fortaleza.
Programação
Sexta, 31 de julho
19h – Princípios de uma Comunicação Democrática: Comunicação que temos, comunicação que queremos.
Joana D’arc Dutra – Coordenadoria de Comunicação popular e Alternativa da Prefeitura de Fortaleza.
Venício Artur de Lima – Professor Doutor em Ciência Política e Comunicação da Universidade de Brasília (UNB)
Marcelo Matos – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – Ce
Sábado, 1º de agosto
9h – Debate: Legislação em Comunicação (Lei Geral das Comunicações) / Licença e Outorga de Concessões / Sistemas público, privado e estatal / Telecomunicações / Propriedade, Concentração, Regulação de Mercado.
Cristiane Bonfim – Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação – FNDC.
Jonas Valente – Coletivo Intervozes e Comissão Organizadora Nacional
Venício Artur de Lima – Professor Doutor em Ciência Política e Comunicação da Universidade de Brasília (UNB)
12h – Almoço
14h – Debate: Mecanismos de Participação e Controle Social / Órgãos reguladores.
Sérgio Lira – Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária – Abraço/Ce
Everardo de Souza Leite – Gerente Regional da Agência Nacional de Telecomunicações – ANATEL
Domingo, 02 de agosto
9h – Debate: Digitalização e Convergência / Internet e novas mídias / Cultura digital.
Mauro Oliveira – Ex-secretário do Ministério das Comunicações.
Fernando Carvalho – (Departamento de Computação da UFC).
Uirá Porá – Articulador da Ação Cultura Digital do Ministério da Cultura.
12h – Almoço
14h – GT – Construindo uma Proposta de Temário para as Conferências (estadual, regionais e municipais).
De Fortaleza,
Carolina Campos