Sem categoria

Porto Rico: Militares dos EUA não impediram domínio do tráfico. E na Colômbia?

Como portorriquenho, me pergunto como é possível que o governo ianque tente justificar a invasão de suas tropas na Colômbia com a suposta guerra contra o narcotráfico, se, aqui em Porto Rico, eles controlam o ar, o mar e a terra, a alfândega, a imigração, e seus guarda-costas rondam as águas que circundam a ilha, e, mesmo assim, Porto Rico é um paraíso para os traficantes de droga.

Por Rafael Cancel Miranda, em Cuba Debate

A droga – que eles permitem que entre em Porto Rico – está matando a juventude portorriquenha. Este ano, já ocorreram mais de 540 assassinatos de jovens entre 15 e 30 anos de idade, a maioria ligada ao tráfico de drogas. O número de vítimas de suicídio ultrapassa os 180. Em Porto Rico, ninguém se sente seguro. Já existem mais pontos de drogas que igrejas.

Os chamados "federais" montam espetáculos para perseguir os viciados, mas não os traficantes de droga. É sabido que a CIA, em ocasiões, tem sido narcotraficante. Recordemos a companhia aérea Air America, que operava como fachada para a CIA, e que se dedicava a transportar ópio para o Sudeste da Ásia, quando da agressão imperialista contra o Vietnã.

O mesmo aconteceu quando da agressão criminosa contra a Nicarágua. Em agosto de 1996, o periódico San Jose Mercury News, de San Jose, na Califórnia, revelou que a CIA vendia cocaína em comunidades negras da cidade como um mecanismo para financiar os contrarrevolucionários na Nicarágua.

De acordo com estatísticas do governo colonial de Porto Rico, de 20 a 25 bilhões de dólares entram no nosso país oriundos do negócio do tráfico de drogas, dos quais de 19 a 20 bilhões de dólares vão parar nos Estados Unidos, e de 5 a 6 bilhões de dólares ficam em Porto Rico e vão parar nos cofres das grandes empresas americanas estabelecidas em solo portorriquenho.

Não foram os anglossaxões – então britânicos – que introduziram o ópio na China? Para eles, a droga foi um negócio lucrativo. Além disso, tem servido para destruir a juventude das aldeias, cuja economia e riquezas naturais eles querem controlar.

Pergunta: Por que Porto Rico, que está sob o total controle militar, sociopolítico e econômico dos ianques, se tornou um paraíso para os narcotraficantes, e em Cuba, onde os gringos não têm poder algum, o problema das drogas é quase inexistente? Isso não nos diz algo?

Outra velha descdulpa que usam para "justificar" a invasão militar da Colômbia é a ameaça do terrorismo. Até mesmo um idiota saberia quem são os verdadeiros terroristas. Em meados de 1898, para atacar Cuba, os americanos usaram a desculpa da explosão do Maine, que eles mesmos haviam provocado.

Recentemente, para justificar os genocídios que estão cometendo contra o povo do Iraque, usaram a mentira de que este país possuía armas de destruição em massa, o que se provou ser uma mentira suja. Mas esta mentira custou mais de um milhão de vidas. Não deixemos acontecer a mesma coisa contra nós, latino-americanos. Não há meio termo: ou lutamos contra a peste imperialista ou morreremos como nações. Somos um!

Fonte: Cuba Debate