Prefeitos abrem voto para Dilma

A nova passagem da candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, ontem, pelo RS, foi marcada pela simbologia e pelo retorno às raízes trabalhistas, que tiveram seu grande momento no evento realizado na sede estadual do PDT durante a tarde.

Dilma recebe apoio de prefeitos RS - Vinicius Roratto/CP

Mas foi uma declaração bem mais simples que deu outra estatura à candidatura do PT à Presidência da República no Estado. Ela aconteceu pela manhã e foi dada pelo prefeito da cidade de Alegrete, Erasmo Guterres Silva.

Peemedebista, Silva disse que 99% dos prefeitos do PMDB no Estado (são 140 ao todo) apoiam Dilma e vão oficializar sua posição em reunião no próximo dia 18. Ao todo, seis prefeitos do PMDB (além do de Alegrete, os de Arambaré, Caraá, Rolante, São Sebastião do Caí e Seberi) tiveram suas presenças destacadas no evento organizado na sede da Amrigs pelo comitê pluripartidário de Dilma ontem pela manhã.

Em seu rápido discurso, Silva resumiu. "Eu podia dizer que apoiamos Dilma porque o governo Lula tem mais de 70% de aprovação ou porque os seus projetos melhoraram, entre muitos, o município de Alegrete. Mas vou dizer que houve uma convenção nacional do PMDB que decidiu que o candidato do meu partido é seu vice", assinalou.

Foi a primeira vez que Dilma recebeu um apoio público de integrantes do PMDB no Estado. Ele acontece depois de a direção estadual ter oficializado a posição de neutralidade em relação à disputa presidencial com a justificativa de que não poderia apoiar a petista mesmo tendo indicado seu vice (o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer) porque, no RS, o PMDB preferiria o principal adversário de Dilma na disputa, o candidato do PSDB, José Serra.

Fonte: Flávia Benfica / Correio do Povo